Gestão de reputação: por que é importante para seu o negócio?

A gestão de reputação é um processo de construção e manutenção de relacionamentos com todos os públicos estratégicos para gerar vínculos de confiança que impulsionem negócios e carreiras e preservem conquistas e legados em momentos de crise. Ao contrário do que muitos pensam, a gestão de reputação não diz respeito somente a situações de risco…

A gestão de reputação é um processo de construção e manutenção de relacionamentos com todos os públicos estratégicos para gerar vínculos de confiança que impulsionem negócios e carreiras e preservem conquistas e legados em momentos de crise.

Ao contrário do que muitos pensam, a gestão de reputação não diz respeito somente a situações de risco ou de crise. Uma reputação positiva e forte gera inúmeros benefícios:

  • Aumento de valor de mercado
  • Maior volume de negócios
  • Conhecimento e reconhecimento de marca
  • Poder de influência
  • Menores custos: financeiros, de contratação e de retenção de pessoas
  • Proteção em momentos de risco e crise

Por que gerir reputação é estratégico para a sobrevivência da empresa?

Você já observou como aumentaram as expectativas em relação ao papel das empresas na sociedade? Percebeu que as pessoas querem saber não só a qualidade e preço de produtos e serviços, mas também questionam as empresas sobre como produzem, como tratam seus colaboradores, qual impacto têm no ambiente e de que forma contribuem para o coletivo? É nesse contexto que reputação hoje é um ativo estratégico de diferenciação, independentemente do tipo e do tamanho do negócio.

Até pouco tempo atrás, a expectativa em relação a uma empresa estava circunscrita ao seu negócio, no máximo, ao seu setor. Mas muitas coisas mudaram em pouco tempo. As transformações de hábitos e comportamentos, a velocidade dos fluxos de comunicação e a alta exposição em redes sociais e outros meios digitais têm grande impacto na reputação de empresas e seus líderes.

O que é importante para a reputação da empresa?

Para gerir reputação hoje não basta mais ter um plano de relacionamento para os públicos identificados como estratégicos para o negócio. É preciso ir além, se envolver e se posicionar perante a sociedade sobre temas que ultrapassam os limites de atuação do negócio. Em reputação, agora, tudo o que acontece dentro da empresa e fora dela importa.

Por isso, o primeiro passo para a gestão de reputação é estar consciente de que não é possível ter total controle sobre ela. Isso vale para empresas e para líderes em busca de construir uma marca pessoal e exercer influência.

A reputação se forma a partir de informações e percepções de terceiros. Um ponto cada vez mais importante é que o silêncio e tudo o que não é dito ou evidenciado também influenciam. Ser é o primeiro passo, mas também é preciso parecer. Porque reputação é o olhar do outro. Embora não seja possível controlar 100% a reputação, é possível gerenciá-la, por meio de sinais que intencionalmente emitimos para nossos públicos.

Como fazer uma boa gestão de reputação da empresa?

Gerir a reputação da empresa envolve um leque de disciplinas e de ações moduladas conforme cada stakeholder, o momento da organização e o contexto em que ela está inserida.

Na prática, é uma jornada contínua e intencional para conquistar, manter e ampliar a confiança de todos os públicos que de alguma forma se relacionem com uma empresa, seja como colaborador, fornecedor, consumidor, cliente, poder público, autoridades, imprensa e sociedade, entre outros. Para isso, é fundamental conhecer quais são e como pensam os seus stakeholders e também estar atento às demandas da sociedade para além do seu negócio.

Uma reputação forte, que impulsione o negócio, se consolida a longo prazo, mas é construída dia a dia, com coerência, consistência e recorrência, trazendo a história da organização e seu propósito para existir, tudo o que ela faz e como faz, com evidências e impactos comunicados de maneira estratégica.

Como saber ao certo qual é a reputação da empresa?

Pesquisas de opinião, feedbacks, serviços de call center, sites que reúnem comentários de consumidores e outras tantas ferramentas são úteis para dar pistas da avaliação dos públicos sobre a empresa. Porém, para saber de fato qual é a reputação da empresa, é preciso conhecer em profundidade as informações e percepções de cada público estratégico.

ANK Reputation é especializada em gestão de reputação e desenvolveu metodologia própria que prevê etapas interconectadas. Na metodologia ANK, a gestão de reputação se inicia pelo Diagnóstico de Reputação, que trará informações sobre o estágio de maturidade da empresa em sua jornada de reputação e o seu alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio.

Diagnosticar exige uma imersão na realidade da empresa, conhecer o que pensam sobre ela os seus stakeholders internos e externos, analisar o seu mercado e a concorrência, além de entender como se posiciona e se comunica. Por meio do Diagnóstico de Reputação, são identificados as fortalezas e os pontos de atenção, que serão estimulados e tratados no planejamento estratégico de gestão e reputação.

O que é o planejamento de reputação?

O planejamento de gestão de reputação prevê que a empresa possa contar a sua história, compartilhar seu propósito, valores e crenças, comunicando com clareza o seu posicionamento e as evidências que dão coerência e consistência ao seu discurso sobre o que faz e como atua.

Um bom planejamento contém planos de ação com iniciativas direcionadas a cada um dos públicos, além da preparação de líderes e porta-vozes para disseminar a cultura de reputação em toda a organização e na forma de se relacionar externamente.

As ações propostas devem estar conectadas com a estratégia do negócio e responder a uma fortaleza ou ao tratamento de um gap identificados no Diagnóstico de Reputação. Avaliar e ajustar o plano de reputação a partir de indicadores que façam sentido para a organização, também são fatores de sucesso para a eficiência da gestão de reputação.

ENQUETE

CEOs devem se posicionar publicamente sobre temas relevantes da sociedade?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

O que realmente está em jogo na jornada de investimento
Artigo
3 MIN.

O que realmente está em jogo na jornada de investimento

Fundos buscam atributos além de retorno financeiro na escolha de investidas

Por Mauricio Sirotsky Neto
Leia mais
Um espaço para valorizar quem lidera e inspira
One to One
2 MIN.

Um espaço para valorizar quem lidera e inspira

ANK lança Reputation Feed, plataforma de conteúdos criada para estimular a cultura de reputação no Brasil

Por Anik Suzuki
Leia mais
Toda crise um dia já foi um risco
One to One
2 MIN.

Toda crise um dia já foi um risco

Gerenciar riscos exige expertise, investimento e treinamento

Por Anik Suzuki
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(1 comentário)
  1. Edgar de Oliveira Filho

    , comentou

    Excelente artigo. Sou consultor independente na área de gestão de riscos de imagem e utilizo os conceitos apresentados, com a citação da fonte.