Toda crise um dia já foi um risco

Gerenciar riscos exige expertise, investimento e treinamento Por Anik Suzuki

Todas as crises podem ser evitadas ou mitigadas

Parece uma ideia simples, mas não é. Se você parar para pensar, todas as crises que conhecemos, seja por experiência própria, pela imprensa ou mesmo pelos livros, séries e filmes, um dia já foram riscos – mapeados ou não. Quando nos damos conta que todas as crises poderiam ser evitadas ou mitigadas, a primeira pergunta que fazemos é: então, por que não o são?

Primeiro, porque gerenciar riscos é um trabalho que exige expertise técnica, investimento, treinamento, responsabilização e, mais recentemente, velocidade e atualização constante.

Segundo, porque todos os riscos estratégicos, financeiros e operacionais das organizações geram também – e, nos dias de hoje, de forma ainda mais contundente – ameaças reputacionais. Para conseguirmos identificar o que de fato gera uma ameaça reputacional, precisamos conhecer com alguma profundidade as crenças, os valores e os comportamentos (sempre em evolução) dos indivíduos na sociedade.

Não é, portanto, um trabalho simples, mas é absolutamente necessário na construção de projetos empresariais longevos e de marcas com valor e ambição de legado.

Se você estiver começando agora, pense nesses três primeiros passos:

1. Reúna um time multidisciplinar, conhecedor do negócio, do setor e do contexto em que a empresa está inserida;


2. Levante os desafios de cada área, pergunte o que pode dar errado, qual o impacto (para o negócio, para as pessoas e a sociedade) dessa eventual ocorrência e o que existe hoje de mecanismos de controle associados a esse risco;


3. Desenvolva um método simples para atribuir grau de severidade a cada risco e comece, imediatamente, a tratar aqueles que forem identificados com maior impacto em caso de ocorrência.


Nossa recomendação: comece sempre pelo risco que representar maior dano em caso de sinistro e não necessariamente pelo que tem a maior probabilidade de acontecer.

Anik Suzuki é CEO da ANK Reputation

anik@ankreputation.com.br


ENQUETE

Quanto você considera que as Eleições 2024 representam riscos de reputação para as empresas?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

O que você precisa saber sobre ameaças reputacionais para proteger sua empresa
Board
3 MIN.

O que você precisa saber sobre ameaças reputacionais para proteger sua empresa

Medidas preventivas e planos de contingência são estratégicos

Redação Reputation Feed
Leia mais
Pedro Parente: Reputação impacta em tudo o que é relevante para a empresa
Entrevista
9 MIN.

Pedro Parente: Reputação impacta em tudo o que é relevante para a empresa

Gestor de grandes companhias e ex-ministro abre série de entrevistas sobre perspectivas para o Brasil e o papel da reputação para impulsionar as empresas e a economia

Anik Suzuki, Christianne Schmitt e Lucia Ritzel

Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)