
Na percepção dos médicos, o Hospital Israelita Albert Einstein é considerado o melhor do Brasil, aponta pesquisa Datafolha. A instituição, com sede no bairro Morumbi, em São Paulo, foi a mais citada, com 36% das menções no levantamento espontâneo, em que nenhuma opção foi apresentada, independentemente de especialidade ou de ser um hospital público ou particular. Nessa categoria, em segundo lugar, está o Hospital Sírio-Libanês, também da capital paulista, com 19% das citações. Em terceiro, aparece o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com 3%.
Os melhores hospitais, segundo os médicos
Em geral, resposta espontânea, em %:

Fonte: Datafolha. A margem de erro para o total da amostra é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%
Na categoria específica de instituições públicas, também de forma espontânea, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está em primeiro, com 41% das citações. Em segundo, estão o Hospital Universitário da USP (HU-SP) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS-RS), ambos com 2% das menções.
Entre os públicos
Resposta espontânea, em %:

Fonte: Datafolha. A margem de erro para o total da amostra é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%
Os profissionais também elegeram o melhor hospital público em oncologia, sendo que ficou em primeiro lugar, com 21% das menções, o Hospital do Câncer do Estado de São Paulo do Hospital de Clínicas (Icesp/HC-SP). Em segundo, todos empatados com 1% das citações: Hospital São Paulo (Unifesp–SP); Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS-RS); Hospital Universitário da USP (HU – SP) e Hospital Ophir Loyola (PA).
Os médicos também avaliaram hospitais privados conforme 14 critérios: oito indicadores de infraestrutura e serviços (infraestrutura geral, corpo clínico, alta complexidade, equipamentos avançados, investimento em tecnologia e inovação, qualidade e segurança na assistência médica, enfermagem e hotelaria) e seis especialidades (gastroenterologia, neurologia, oncologia, ortopedia, endocrinologia e cardiologia).
O levantamento foi realizado entre os dias 7 de novembro de 2024 e 7 de janeiro de 2025, com 601 médicos que atuam em instituições públicas e privadas no país, em todas as especialidades, e foi feito pelo Datafolha por encomenda do Hospital Albert Einstein.