
A Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo ranking Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands. Pelo terceiro ano consecutivo no topo do ranking de 100, apesar de não trazer alteração em seu posto, a big tech conseguiu bater um recorde: pela primeira vez na história do estudo, a marca mais valiosa ultrapassa o valor de US$ 1 trilhão.
Também não houve mudanças em relação ao grupo dos cinco primeiros. Atrás de Apple, que cresceu 15% para US$ 1,015 trilhão, estão os mesmos Google (US$ 753,474 bilhões), Microsoft (US$ 712,883 bilhões), Amazon (US$ 576, 622 bilhões) e McDonald’s (US$ 221,902 bilhões) de um ano atrás (veja quadro).
Nvidia entra para top 10, com maior crescimento
Uma das novidades entre os top 10, é a entrada da Nvidia. Com valor de US$ 201,8 bilhões, a fabricante de chips para inteligência artificial (IA) aparece em sexto lugar e teve o maior crescimento, de 178%, no ranking geral. A empresa também bate recordes no mercado financeiro. No início de junho, a Nvidia ultrapassou a Apple, em valor de mercado, ao superar a marca de US$ 3 trilhões, ficando atrás apenas da Microsoft entre as empresas de maior capitalização.

A metodologia da Kantar é baseada nos dados financeiros das marcas, pesquisas sobre valor e reputação das marcas e entrevistas de percepção com os consumidores. Para elaborar o ranking, a Kantar ouviu 4,3 milhões de consumidores no mundo, envolvendo 21 mil marcas em 54 mercados.