Apple volta a ser marca mais valiosa do mundo

Itaú, Banco do Brasil e Bradesco são as brasileiras que aparecem no ranking global de 2024 da Brand Finance

Redação Reputation Feed

Diversificação de estratégia, como a aposta em wearables, contribuiu para aumento de valor da marca da fabricante do iPhone – Foto: Shutterstock/Divulgação

Depois de perder o posto de marca mais valiosa do mundo para a Amazon em 2023, a Apple retornou ao pódio, segundo o relatório Global 500 2024 da consultoria Brand Finance, divulgado nesta quarta-feira (17). Com um aumento de 74% em relação ao ano passado, o valor de marca da Apple alcançou US$ 517 bilhões, conquistando uma grande margem em relação à segunda colocada, a Microsoft (US$ 340,4 bi); à terceira, Google (US$ 333,4 bi) e à quarta, a Amazon (US$ 308,9 bi). Mais uma vez, as empresas de tecnologia lideram o ranking.

“A Apple aumentou o valor da sua marca através da diversificação estratégica e da ‘premiumização’, abandonando a forte dependência das vendas do iPhone e apostando em wearables (como applewatch e óculos de realidade virtual) e serviços, como as assinaturas da Apple TV. Mais de 50% dos entrevistados reconheceram a Apple como cara, mas vale o preço, reforçando a capacidade da marca de cobrar um preço premium”, destaca David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, no relatório.

A pesquisa também encontrou ganhos significativos entre as marcas que fizeram fortes investimentos em Inteligência Artificial, como a empresa de chips norte-americana NVIDIA, cujo valor da marca aumentou 163%, para US$ 44,5 bilhões, tornando-se a marca de crescimento mais rápido do mundo. Assim como a Microsoft, que saltou duas posições, para o segundo lugar, com um aumento de 78% no valor de marca.

Marcas brasileiras mais valiosas

Apenas três brasileiras aparecem entre as 500 marcas mais valiosas do ranking. Itaú, com US$ 8,3 bilhões, na 263ª colocação da lista geral, Banco do Brasil, que alcançou US$ 5,5 bilhões e ficou 431º lugar, e Bradesco, com US$ 5 bilhões e em 477º, na classificação. Na América Latina, a Corona superou o Itaú no ranking deste ano, com um valor de marca de US$ 10,4 bilhões.

As top 10



ENQUETE

Quanto você considera que as Eleições 2024 representam riscos de reputação para as empresas?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Marcas com alma resistem mais facilmente a crises, diz Galló
Entrevista
6 MIN.

Marcas com alma resistem mais facilmente a crises, diz Galló

O presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner fala sobre o impacto nos negócios e na sociedade do uso dos algoritmos para disseminar falácia e desinformação

Christianne Schmitt
Leia mais
Consumidor busca marcas com propósito e suas extensões em experiências, diz CEO da Track&Field
Entrevista
10 MIN.

Consumidor busca marcas com propósito e suas extensões em experiências, diz CEO da Track&Field

Co-fundador da empresa de moda esportiva, Fred Wagner lança olhar sobre os novos tempos e o relacionamento com os clientes

Christianne Schmitt e Lucia Ritzel
Leia mais
Quem lidera no Brasil em força de marca
Curadoria ANK
2 MIN.

Quem lidera no Brasil em força de marca

Ranking da Interbrand leva em conta metodologia própria e atributos como coerência ética e confiança

Redação Reputation Feed
Leia mais
Como a confiança gera ganhos para cinco marcas
Board
7 MIN.

Como a confiança gera ganhos para cinco marcas

Executivos de comunicação e marketing, como Claudia Góes, da Microsoft Brasil, entre outros líderes, falam sobre o que significa confiança em 2024

Redação Reputation Feed

Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)