As marcas mais valiosas do Brasil em 2024

Itaú lidera o ranking, e Top 50 combinadas somam US$ 82,801 bi

Redação Reputation Feed

Marcas brasileiras se valorizaram 4% em 2024 – Reprodução relatório Kantar

O Itaú lidera, mais uma vez, o ranking das marcas mais valiosas do Brasil realizado pela consultoria Kantar. Segundo o levantamento KantarBrandZ, a instituição financeira tem valor de marca de US$ 7,4 bilhões. O Itaú é seguido por Brahma, Skol, Claro e Nubank no grupo das cinco primeiras marcas (veja a lista das 10 mais valiosas abaixo).

Principais marcas do Brasil valem US$ 82,80 bilhões

As 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2024 alcançam juntas US$ 82,801 bilhões, o que representa uma valorização de 4% desde o lançamento do ranking (2020/2021). Em sua análise, a Kantar afirma que o desempenho é excelente diante das tendências contrárias que desafiam as marcas em todo o mundo. No mesmo período, as cem marcas mais valiosas do globo registram um declínio de 2,3% em valor.

A metodologia da Kantar é baseada nos dados financeiros das marcas, pesquisas sobre valor e reputação das marcas e entrevistas de percepção com os consumidores. Para elaborar o ranking, a Kantar ouviu 4,2 milhões de consumidores no mundo, abarcando 21 mil marcas em 54 mercados. No Brasil, 10,8 mil pessoas foram entrevistadas a respeito de 396 marcas.

As 10 marcas mais valiosas no Brasil em 2024


Bancos estão em maior número

Com 11 marcas, o setor financeiro é o que mais aparece no levantamento. A categoria, que passa por acelerada transformação devido à evolução tecnológica, às mudanças dos consumidores e ao aumento da concorrência, responde por 30% do valor total do Top 50. O Banco do Brasil, com US$ 1,6 bilhão, foi a que mais cresceu, escalando sete posições para o 15º lugar. A Caixa também subiu: de 26ª para a 22ª colocação. As empresas do setor financeiro costumam liderar e ou ser as mais representativas em número em rankings de valor de marca.

Marcas estreantes

Nove marcas brasileiras fizeram sua estreia no ranking, entrada estrelada pela Localiza. A empresa de mobilidade, que ficou muito conhecida pelos serviços de aluguel de veículos, chegou já em oitavo lugar, avaliada em US$ 3,510 bilhões. Também ingressaram no levantamento a SulAmérica, a Unidas, a Rede, a Movida, a Havaianas, a Leão, a PagBank e o C6 Bank.


ENQUETE

CEOs devem se posicionar publicamente sobre temas relevantes da sociedade?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Apple volta a ser marca mais valiosa do mundo
Curadoria ANK
2 MIN.

Apple volta a ser marca mais valiosa do mundo

Itaú, Banco do Brasil e Bradesco são as brasileiras que aparecem no ranking global de 2024 da Brand Finance

Redação Reputation Feed

Leia mais
Confiança rentabiliza e gera fidelização à marca
Board
2 MIN.

Confiança rentabiliza e gera fidelização à marca

Três perguntas para Nailê Rocha, gerente-geral do Shopping Iguatemi Porto Alegre

Redação Reputation Feed

Leia mais
Como a confiança gera ganhos para cinco marcas
Board
7 MIN.

Como a confiança gera ganhos para cinco marcas

Executivos de comunicação e marketing, como Claudia Góes, da Microsoft Brasil, entre outros líderes, falam sobre o que significa confiança em 2024

Redação Reputation Feed

Leia mais
Reputação, estratégia e ações de uma marca devem ser percebidas todo o tempo
Board
3 MIN.

Reputação, estratégia e ações de uma marca devem ser percebidas todo o tempo

Luciana Iodice, CMO da Privalia Brasil, responde três perguntas sobre confiança

Redação Reputation Feed

Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)