Mulheres podem favorecer sustentabilidade nas empresas

Estudo da FGV mostra relação positiva entre presença feminina e desempenho em ESG Redação Reputation Feed

Em relação à média mundial, no país, a representatividade feminina é muito menor em conselhos de administração de empresas – Foto: ShutterStock

Há uma relação positiva entre o desempenho em ESG e a presença de mulheres na diretoria e no conselho de administração de empresas no Brasil, aponta estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Realizado pelos especialistas Monique Cardoso, mestre em Gestão para Competitividade – Linha Sustentabilidade FGV/Eaesp, e Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes, do Departamento de Gestão Pública FGV/Eaesp, o trabalho partiu da pergunta: Seriam as mulheres mais sensíveis a questões ambientais, sociais e de governança?

Os resultados da pesquisa mostram como o recorte de gênero pode melhorar o impacto socioambiental das empresas no Brasil. E, ao mesmo tempo, como é importante incluir indicadores de gênero na análise ESG. Essa conclusão é semelhante a pesquisas realizadas em âmbito internacional demonstrando que a diversidade de gênero se reflete em desempenho socioambiental superior nas organizações.

No Brasil, as mulheres ocupam, em média, 11,5% dos assentos em conselhos de administração de empresas de capital aberto. É um percentual inferior à média mundial de 20,6%. Esses percentuais ajudam a entender como a presença de mulheres na liderança pode beneficiar os resultados em ESG das empresas. Por isso, a pesquisa divulgada em 2022 sugere que haja uma proposta por parte das empresas, levando em consideração a diversidade na alta gestão e/ou a quantidade objetiva de mulheres, tanto na diretoria, quanto no conselho.

• Clique aqui para acessar a pesquisa


ENQUETE

Quanto você considera que as Eleições 2024 representam riscos de reputação para as empresas?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

5 ações de ESG para conselhos de administração
Curadoria ANK
2 MIN.

5 ações de ESG para conselhos de administração

Artigo do Fórum Econômico Mundial trata de como o board pode garantir a inclusão da sigla em tudo o que a organização faz

Redação Reputation Feed
Leia mais
Novas habilidades contribuem para jornada de reputação
Board
3 MIN.

Novas habilidades contribuem para jornada de reputação

Ser líder significa gerenciar situações que requerem posicionamento sobre questões da agenda da sociedade

Mariana Mondini
Leia mais
O papel do líder na reputação da empresa
Artigo
3 MIN.

O papel do líder na reputação da empresa

Gestores têm de transmitir confiança para preservar a reputação da empresa e de líderes

Por Lorival Luz
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)