Reputação, o compliance como caminho

Superação do paradigma de “fazer a coisa meio certa” ajuda na construção de modelo alinhado ao controle de riscos Por Alexandre Wunderlich

Boas práticas e o compromisso com a conformidade podem ser alcançadas com ferramenta aliada da reputação
– Foto: Shutterstock

Nenhum momento histórico tem sido tão complexo para as empresas como o atual. Vivemos um mundo digital, um tempo de virtualização e instantaneidade, com uma consequente dispersão de nossas realidades. A sociedade vem sendo marcada pelo encurtamento de espaços e por uma forma avassaladora de acesso à informação, rápida e massificada.

Na avalanche de acontecimentos que nos são endereçados diariamente, a reputação de uma empresa que foi construída durante anos pode ir à lona rapidamente. Estima e boa fama são facilmente abaladas pela difusão descontrolada de uma mera notícia, ainda que não provada. Enquanto a reputação de uma empresa depende de uma construção lenta, a publicização opressiva de um único episódio negativo é capaz de expor a sua solidez da noite para o dia, sentenciando-a sem defesa, muitas vezes com um mínimo direito de resposta.

O que fazer diante desse risco?

Além da construção paulatina, cautelosa e a partir de uma boa assessoria profissional no campo reputacional, a realização de boas práticas e o compromisso com a conformidade podem ser alcançados pelos chamados programas de compliance. O compliance aparece como uma ferramenta moderna e que caminha ao lado da criação e da manutenção da reputação empresarial.

No particular, estar em conformidade é o primeiro passo para a construção e a manutenção de um sólido conceito reputacional. Para o imaginário social, é o popularmente conhecido ‘fazer a coisa certa’. “

A alta direção da empresa deposita no compromisso com as boas práticas de governança a esperança de manutenção de sua reputação, que é pautada na ética, na transparência e na retidão de sua atuação junto ao público. No particular, estar em conformidade é o primeiro passo para a construção e a manutenção de um sólido conceito reputacional.

Para o imaginário social, é o popularmente conhecido “fazer a coisa certa”. No mundo corporativo, esse fazer significa evitar situações duvidosas e exposições a riscos previsíveis. Um programa de compliance é atuar na prevenção, na fiscalização e no controle de riscos dentro da empresa.

Estar em compliance é, primeiro, mas evidentemente não só isso, fazer cumprir as normativas impostas às atividades empresariais dos setores públicos e privados. Manter sua reputação é ter ciência das regras e cumprir os procedimentos internos, adotando os devidos padrões de conduta corporativa. A busca de uma boa reputação passa, não só, mas também, pela busca por estar em compliance, e isso pode ser fundamental para encarar um episódio desafiador. A superação do paradigma de “fazer a coisa meio certa” ou com “jeitinho” contribui para a construção de um modelo de compliance no Brasil, e isso gera frutos na construção de uma cultura de reputação não só das empresas como também do nosso país.

Alexandre Wunderlich é doutor e mestre em Direito, professor universitário e sócio fundador do Alexandre Wunderlich Advogados


Os artigos assinados refletem a opinião dos autores

ENQUETE

As enchentes no Rio Grande do Sul tiveram algum impacto na imagem da sua empresa a ponto de levá-la a promover mudanças na gestão de reputação?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Reputação nos leva a um lugar com menos distorções
Artigo
2 MIN.

Reputação nos leva a um lugar com menos distorções

Viver em sociedade e com boa imagem é um desafio em tempos de mídia sociais

Por Michel Z. Gralha

Leia mais
Reputação se constrói ao longo de gerações
Artigo
3 MIN.

Reputação se constrói ao longo de gerações

Desafio é investir em boas relações com stakeholders, equilibrando retorno, risco e impacto

Por Bea Johannpeter
Leia mais
O que você precisa saber sobre ameaças reputacionais para proteger sua empresa
Board
3 MIN.

O que você precisa saber sobre ameaças reputacionais para proteger sua empresa

Medidas preventivas e planos de contingência são estratégicos

Redação Reputation Feed
Leia mais
5 aprendizados sobre reputação
One to One
3 MIN.

5 aprendizados sobre reputação

Autoconhecimento, objetivos pessoais claros e planejamento são os primeiros passos dessa jornada

Por Anik Suzuki
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)