Reputação nos leva a um lugar com menos distorções

Viver em sociedade e com boa imagem é um desafio em tempos de mídia sociais Por Michel Z. Gralha

Situações de exposição e verdades aparentes tornaram-se comuns – Foto: Shutterstock

Quando buscamos apoio de algum profissional, seja da área que for, procuramos sempre por alguém capaz de nos ajudar de forma técnica e que tenha, com o perdão do empréstimo dos dispositivos legais, reputação ilibada. A credibilidade de profissionais passa por isto. E como ouvimos desde a infância, ainda dos nossos avós, construir um nome leva uma vida, destruí-lo, alguns minutos ou até mesmo segundos. Basta um passo em falso que a reputação pode ser muito abalada ou até mesmo perdida. Então, trata-se de um bem muito valioso. E isto vale tanto para pessoas quanto para empresas.

Imagine, você, atualmente, compraria online de uma empresa envolvida em escândalos de credibilidade, com a dúvida de que pode não receber o produto? Você compraria um apartamento de uma empresa que não tem tradição de entrega de suas unidades?

Em épocas de crise, sempre buscamos marcas fortes para ancorarmos as nossas compras e sonhos. Em tempos difíceis, mercados apertados e altamente disputados, sobressaem as empresas com grande reputação. Imagine, você, atualmente, compraria online de uma empresa envolvida em escândalos de credibilidade, com a dúvida de que pode não receber o produto? Você compraria um apartamento de uma empresa que não tem tradição de entrega de suas unidades? Provavelmente, para a maioria das pessoas, a resposta seria negativa.

Assim, nas relações comerciais e pessoais, há expectativas naturais, as quais, quando não atendidas, geram decepções e, dependendo da forma, perda importante de credibilidade. Viver em sociedade e com a manutenção de uma boa imagem é um desafio diário, ainda mais em tempos de mídia sociais. Nos dias de hoje, um desentendimento, uma palavra mal colocada, pode ser multiplicada rapidamente, sem direito à defesa, pelo contrário, podendo se tornar acusações pesadas, injustas, sem qualquer conhecimento dos fatos.

Enfim, época complexa e desafiadora. Estamos todos aprendendo a lidar com estas inéditas situações de exposição e verdades aparentes.

Viver de forma equilibrada tem sido cada vez mais difícil. Neste cenário, ainda mais importante cuidarmos da nossa reputação, pois é ela quem nos levará para um lugar mais calmo e com menos distorções.

Michel Z. Gralha é advogado, fundador da Zavagna Gralha Advogados


Os artigos assinados refletem a opinião dos autores

ENQUETE

CEOs devem se posicionar publicamente sobre temas relevantes da sociedade?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Sobre fake news e haters
One to One
2 MIN.

Sobre fake news e haters

Ataques orquestrados, que se alastram, têm sua força no volume; por isso é preciso ter canais próprios organizados

Por Anik Suzuki
Leia mais
Por que reputação é estratégica em momentos difíceis
Board
5 MIN.

Por que reputação é estratégica em momentos difíceis

Crises fazem parte da trajetória das empresas, mas sobrevivem e crescem as que contam com reputação forte

Lucia Ritzel
Leia mais
Inteligência Artificial cria alertas para a reputação de empresas e líderes
Artigo
3 MIN.

Inteligência Artificial cria alertas para a reputação de empresas e líderes

ChatGPT provoca reflexão sobre os limites de seu uso e os riscos para empresas e seus líderes

Por Renata Afonso
Leia mais
Novas habilidades contribuem para jornada de reputação
Board
3 MIN.

Novas habilidades contribuem para jornada de reputação

Ser líder significa gerenciar situações que requerem posicionamento sobre questões da agenda da sociedade

Mariana Mondini
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)