O que ler em 2025 para se manter atualizado sobre transformações no mundo dos negócios? O Reputation Feed conferiu duas conhecidas listas de indicação de leitura para líderes de empresas e selecionou cinco recomendações. A ideia é reunir obras que guardam relação com o mundo dos negócios e o papel da reputação na valorização dos ativos das organizações e na proteção a crises.
Uma dessas listas é a do fundador da Microsoft, Bill Gates, que costuma compartilhar em seu blog sugestões de leituras com potencial de “dar sentido ao mundo ao seu redor”, como explicou na mais recente delas, divulgada em dezembro. A outra é a do Financial Times, que a cada final de ano faz uma seleção de obras inspiradoras, tratando de questões que “atravessam finanças e economia, a exemplo da Inteligência Artificial, história, cultura e redes sociais”.
Apenas as duas primeiras obras já foram traduzidas para o português, ambas transformadas em best-sellers no Brasil. Na relação a seguir, as duas primeiras indicações são de Bill Gates. As outras três, do Financial Times.
A Geração Ansiosa, de Jonathan Haidt, Companhia das Letras, 440 p.
Jonathan Haidt demonstra como a hiperconectividade e o uso excessivo de smartphones e redes sociais estão correlacionados com o aumento de transtornos mentais entre jovens. A ideia central é que a exposição precoce e intensa a essas tecnologias contribui para a deterioração da saúde mental infantil, resultando em maior incidência de ansiedade e depressão.
Haidt também discute o papel das grandes empresas de tecnologia e suas estratégias para manter os jovens engajados, além de propor soluções para mitigar esses efeitos negativos. Bill Gates considera o livro leitura obrigatória para quem está criando, trabalhando ou ensinando jovens hoje: “Ele me fez refletir sobre como muitos dos meus anos de infância ajudaram a moldar quem sou hoje”.
A Próxima Onda: Inteligência Artificial, Poder e o Maior Dilema do Século XXI, de Mustafa Suleyman e Michael Bhaskar, Record, 420 p.
Mustafa Suleyman e Michael Bhaskar analisam as grandes ondas de inovação tecnológica que transformarão a sociedade. Suleyman, cofundador da DeepMind, entende que avanços em Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes podem remodelar setores inteiros, influenciar economias e alterar a dinâmica do poder global.
O livro discute também os desafios éticos e sociais que acompanham essas inovações, enfatizando a necessidade de uma governança responsável para garantir que os benefícios sejam amplamente distribuídos. Na avaliação de Bill Gates, a obra tem a melhor explicação sobre como os avanços tecnológicos vão impactar a sociedade de múltiplas formas.
The Friction Project: How Smart Leaders Make The Right Things Easier And The Wrong Things Harder
(“O projeto atrito: como líderes sagazes fazem com que as coisas certas fiquem mais fáceis e as erradas, mais difíceis”, em tradução livre), de Robert Sutton e Huggy Rao, Penguin/St Martin’s Press, 304 p.
Baseado em sete anos de pesquisas, o livro demonstra como líderes podem identificar e gerenciar forças que dificultam ou facilitam o trabalho nas organizações. Os autores distinguem entre fricções destrutivas, que reduzem a produtividade e desmotivam equipes, e fricções construtivas, que podem ser benéficas. A obra traz ferramentas práticas para diagnosticar e resolver problemas comuns, como excesso de complexidade, desconexões internas e times sobrecarregados. O objetivo é capacitar líderes a se tornarem “resolvedores de fricções”, promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente e saudável.
Higher Ground: How Business Can Do The Right Thing In A Turbulent World (“Patamar elevado: como os negócios podem fazer a coisa certa num mundo turbulento”, em tradução livre), de Alison Taylor, Harvard Business Review Press, 304 p.
Alison Taylor aborda a importância da ética empresarial em tempos de incerteza e turbulência global. A autora discute como as empresas podem navegar por dilemas éticos complexos, especialmente quando a neutralidade pode ser tão prejudicial quanto tomar uma posição controversa. Com exemplos do mundo real, Taylor enfatiza a necessidade de respeitar os direitos humanos básicos e adotar práticas empresariais responsáveis para manter a integridade e a confiança no mercado.
Co-Intelligence: Living and Working with AI (“Cointeligência: vivendo e trabalhando com a IA”, em tradução livre), de Ethan Mollick, WH Allen/Portfolio, 256 p.
Ethan Mollick explora o potencial da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano pessoal e profissional. O autor oferece insights sobre como integrar a IA de maneira eficaz nas atividades diárias, promovendo uma colaboração harmoniosa entre humanos e máquinas. Mollick compartilha suas próprias experiências e experimentos com IA, apresentando uma perspectiva otimista sobre as oportunidades que essa tecnologia oferece, ao mesmo tempo em que reconhece os desafios e considerações éticas envolvidos.
- Clique a seguir para acessar as listas completas:
GatesNotes – Bill Gates
Financial Times – Melhores livros de 2024: Negócios (para assinantes)