
O Brasil será o primeiro país a receber o título de País Criativo do Ano no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, maior e mais prestigiado evento global nas áreas de publicidade, marketing e comunicação. O reconhecimento ao histórico de excelência e à contribuição significativa do Brasil para a indústria criativa global contribui para a reputação do alto padrão da publicidade brasileira.
Como justificou Simon Cook, CEO do Cannes Lions International Festival of Creativity, “o Brasil, há décadas, inspira o mundo com sua criatividade e inovação, consolidando sua posição como referência global”.
O texto oficial do anúncio em Cannes ressalta que a criatividade brasileira, regularmente, está entre as melhores do mundo. “É um país que produz consistentemente trabalhos que definem o padrão, criativos e profissionais de marketing que moldam a indústria e a cultura que cativa imaginações globalmente.” Destaca também que, “quando um único país demonstra um comprometimento excepcional e duradouro com a criatividade, isso invariavelmente impulsiona o progresso e o crescimento”.
Brasil tem 1.911 Leões, dos quais 20 são Grands Prix
Parte dessa criatividade e inovação estará à mostra na França entre 16 e 20 de junho. Estão previstas também palestras dedicadas ao país e ativações lideradas por brasileiros, incluindo o retorno da FilmBrazil, que sediará um evento de networking.
A FilmBrazil é uma iniciativa criada em 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo principal é promover internacionalmente a qualidade das produções publicitárias brasileiras e fortalecer a imagem do Brasil no exterior.
Olivetto terá homenagem especial
Neste ano, haverá também uma homenagem especial a Washington Olivetto, falecido no ano passado, e incluído sempre entre os maiores nomes da publicidade brasileira. Olivetto é o criador do primeiro comercial brasileiro a vencer um Leão de Ouro em Cannes, em 1975, quando atuava na DPZ: Homem com mais de 40 anos, para o Conselho Nacional de Propaganda.
Foi a partir de 1971 que o Brasil levou seus primeiros Leões em Cannes, com dois Bronzes na categoria Cinema e uma Prata em Televisão. Desde então, o país conquistou 1.911 Leões, dos quais 20 são Grands Prix. Em 1993, recebeu seu primeiro Grand Prix com a campanha Umbigo, da DM9 para o Guaraná Antarctica, na categoria Press & Outdoor. Criada por Marcello Serpa, com direção de criação de Nizan Guanaes, a peça associa o refrigerante à boa forma física e é uma referência em criatividade ainda hoje.