A mais recente edição da Axios Harris Poll 100 traz evidências importantes do quanto reputação é algo resultante de um processo constante ao longo do tempo. Recém-divulgado, o levantamento do jornal digital Axios é realizado entre norte-americanos em parceria com o centro de análise de dados Harris Poll. A edição 2023 mostra uma queda de nada menos 50 posições na classificação da Tesla nos Estados Unidos – do 12º lugar para o 62º –, em comparação com o ano anterior.
O recuo é atribuído pelo Axios à exposição negativa do empresário Elon Musk, CEO da Tesla, com atuação em áreas como carros elétricos e painéis solares. Adquirido por Musk, o Twitter também foi afetado, aparecendo em 97º lugar, a pior posição entre as big techs.
Líder tem reconhecido comprometimento com o meio ambiente
Entre as marcas líderes em reputação, a Patagonia, de roupas e acessórios esportivos, lidera a lista das 100 companhias com maior visibilidade no mercado norte-americano. A empresa cinquentenária é reconhecida pelo ativismo em relação ao meio ambiente. O fundador, o alpinista Yvon Chouinard, aumentou a sua notoriedade depois de anunciar, em setembro de 2022, a doação integral do capital da empresa, então avaliado em US$ 3 bilhões, para a luta contra as mudanças climáticas.
A Patagonia é seguida por Costco, do varejo, John Deere, de equipamentos agrícolas, Trader Joe’s, de supermercados, e Chick-fil-A, de fast food (ver quadro).
Do total de 100 empresas que integram o ranking, a Nike, de artigos esportivos, foi a que registrou o maior avanço em comparação com o levantamento de 2022. A empresa subiu 35 posições – da 56ª para a 21ª. A Samsung foi a que se colocou melhor entre as big techs, ficando em sétimo lugar.
Os 10 primeiros do ranking de reputação:
Fonte: Axios Harris
Ranking está entre os mais confiáveis de reputação corporativa
A pesquisa da Axios é realizada em duas etapas e ouviu 16.310 norte-americanos entre 13 e 28 de março de 2023. Na primeira fase, os participantes tiveram que escolher duas empresas vistas como as de melhor reputação e duas que incluem entre as piores. As respostas determinam quais as 100 companhias “mais visíveis”.
Em um segundo momento, um outro grupo de entrevistados avalia as empresas a partir de sete critérios. São eles: cidadania, ética, cultura, confiança, visão, crescimento e produtos e serviços. A partir daí, é definido o ranking que, publicado desde 1999, tornou-se um dos mais confiáveis na área de reputação corporativa.