Novo índice da B3 foca em reputação

iDiversa reúne empresas listadas na Bolsa que mais se destacam em diversidade Redação Reputation Feed

Índice lançado na B3 mira a diversidade, um dos pressupostos do ESG para contribuir para a reputação corporativa – Foto: Shutterstock

O primeiro índice da América Latina unindo critérios de gênero e raça na seleção de empresas que compõem a sua carteira está sendo lançado pela B3. Trata-se do iDiversa B3, que tem por objetivo reconhecer as companhias listadas com destaque em diversidade, um dos pressupostos na área de ESG para assegurar maior reputação corporativa. Em consequência, propõe-se a facilitar as decisões dos investidores relacionadas a esse aspecto. A aposta em diversidade influencia a percepção pública de uma empresa e sua posição na sociedade.

Entre as organizações que compõem o iDiversa B3, estão as que se destacam por serem justas e socialmente responsáveis, o que traz uma série de ganhos, a começar por maior confiança por parte da sociedade de maneira geral. Essas empresas tendem a atrair e a reter mais facilmente uma força de trabalho inovadora e talentosa. E, ao inovarem, em boa parte por conta de sua maior diversidade, tornam-se mais competitivas, ficando em melhores condições de enfrentar desafios, pela capacidade de se adaptarem melhor às mudanças.

Com 79 ativos de 75 empresas, o novo índice da B3 inclui as que promovem maior representatividade de grupos sub-representados – gênero feminino, pessoas negras e indígenas – no mercado (veja quadro) . O índice foi construído com base em dados públicos disponíveis no Formulário de Referência (FRe), um requisito anual para empresas de capital aberto. E é o décimo da família de indicadores ESG disponibilizados pela B3. Entre outros, já foram criados o ISE, índice de sustentabilidade empresarial do mercado brasileiro, o IGPTW, que reúne as melhores empresas para trabalhar, e o ICBIO, que acompanha os preços dos créditos de descarbonização.

As 10 com maior peso na carteira:

Fonte: B3

. Mais informações no Bora Investir, site de educação financeira idealizado pela B3


ENQUETE

As enchentes no Rio Grande do Sul tiveram algum impacto na imagem da sua empresa a ponto de levá-la a promover mudanças na gestão de reputação?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Avançar em diversidade é um imperativo moral, legal e econômico
Artigo
2 MIN.

Avançar em diversidade é um imperativo moral, legal e econômico

Pluralidade de perfis melhora o desempenho dos times, aumenta o engajamento dos profissionais e impulsiona a reputação da marca

Por Margareth Goldenberg
Leia mais
“Transportamos diversidade. Temos que ter a diversidade representada”
Entrevista
5 MIN.

“Transportamos diversidade. Temos que ter a diversidade representada”

Jean Carlo Nogueira, diretor-executivo de Gente e Cultura da Gol, fala sobre integração entre gerações, preparação dos times e lideranças, propósito e o impacto na reputação

Mariana Mondini
Leia mais
Luiza Trajano:
Entrevista
7 MIN.

Luiza Trajano: “Em relação à reputação, eu nunca vi risco, vi preços a pagar”

A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza fala sobre as perspectivas para o Brasil e o papel da reputação para impulsionar os negócios

Anik Suzuki, Christianne Schmitt e Lucia Ritzel
Leia mais
Marcas com alma resistem mais facilmente a crises, diz Galló
Entrevista
6 MIN.

Marcas com alma resistem mais facilmente a crises, diz Galló

O presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner fala sobre o impacto nos negócios e na sociedade do uso dos algoritmos para disseminar falácia e desinformação

Christianne Schmitt
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)