Avaliada em US$ 31,3 bilhões, a Nike se mantém no pódio das marcas de vestuário mais valiosas do mundo. No entanto, segundo o relatório da consultoria Brand Finance, o valor de marca da campeã caiu 6% em 2023 em relação a 2022 devido ao crescimento mais lento das receitas, em especial na China. Nos Estados Unidos e na Europa, as vendas seguiram fortes, o que deve contribuir para uma recuperação do valor da marca nos próximos anos, aponta a consultoria em seu relatório.
Conforme o ranking, a inovação é um dos fatores mais importantes que impulsionam a escolha do consumidor, que busca, assim, se diferenciar.
Ícones do luxo
Embora a concorrência do comércio eletrônico e das redes sociais seja um grande desafio, bem como o crescimento da moda streetwear e esportiva, os grandes nomes de luxo seguem entre as 10 marcas mais valiosas. Louis Vuitton, em segundo no ranking, com valor de US$ 26,3 bi; Chanel, em terceiro (US$ 19,4 bi); Gucci, em quarto lugar (US$ 17,8 bi); Hermés, em sexto, registrando US$ 14,2 bi; seguido de Dior, em sétimo lugar, com US$ 14,2 bi, integram a lista. Como curiosidade, este ano, o trio Dior, Chanel e Louis Vuitton, aumentou o valor de marca em 46%, 27% e 12%, respectivamente, em relação a 2022 – demonstrando o reconhecimento global e os altos índices de reputação dos quais compartilham. Compromisso com a evolução criativa, inovação dos produtos e sustentabilidade são pontos fortes destacados para garantir a fidelidade dos consumidores num cenário de pós-pandemia.
As 10 marcas de roupas mais valiosas do mundo:
- Nike US$ 31,3 bi
- Louis Vuitton US$ 26,3 bi
- Channel US$ 19,4 bi
- Gucci US$ 17,8 bi
- Adidas US$ 15,7 bi
- Hermés US$ 14,2 bi
- Dior US$ 13,2 bi
- Cartier US$ 12,5
- Zara US$ 11 bi
- Rolex US$ 10,7 bi
Fonte: Brand Finance