3 frentes para melhorar o ambiente digital

Um dos cientistas de dados mais reconhecidos do mundo sugere medidas para Internet tornar-se mais segura e com menos riscos

Redação Reputation Feed

Sistemas que desencorajem comportamentos impulsivos entre usuários são uma das alternativas para reduzir animosidade nas redes – Foto: Shutterstock

Em meio aos avanços tecnológicos e a seus grandes benefícios para a sociedade, há,  porém,  desafios para melhorar e tornar o ecossistema digital mais seguro e com menos riscos para pessoas e empresas. Cada vez mais, ataques cibernéticos, disseminação de fake news e desinformação, além da utilização maliciosa de Inteligência Artificial (IA), como os deep fakes, resultam em inúmeros prejuízos, como reputacionais e financeiros. Um dos cientistas de dados mais conhecidos e respeitados do mundo, o professor do MIT Alex “Sandy” Pentland sugere pelo menos três iniciativas capazes de tornar melhor o ambiente.

Na prática, em resumo, é preciso atuar nas seguintes frentes, conforme disse em entrevista ao site do HAI, Instituto de Inteligência Artificial Centrada no Ser Humano, da Universidade de Stanford, onde também lidera o corpo docente em pesquisas sobre plataformas digitais e sociais:

  1. Identificar a identidade real dos usuários

    A Justiça e as autoridades responsáveis precisam atuar na busca da identidade real do usuário online para que se possa agir com mais assertividade no combate aos maus atos em todo o ecossistema.
  1. Regras iguais para empresas e indivíduos com alto engajamento

    Vozes poderosas, como grandes influencers, têm de ser tratadas e regulamentadas como empresas, assim como a mídia digital tem de seguir os padrões da mídia profissional em relação aos cuidados com a disseminação da informação. Por quê? De acordo com ele, qualquer pessoa, por exemplo, com mais de um milhão se seguidores nas redes sociais “pode ganhar dinheiro e construir uma reputação enquanto diz o que quiser”. Eles não deveriam poder gritar “fogo” em um teatro lotado ou contar mentiras descaradas, compara, enquanto os noticiários da TV ou os jornais não podem publicar algo apenas para gerar indignação, compara. “A mídia digital deveria ser responsável por tomar o mesmo tipo de cuidado para proteger o bem público”, define. E vai adiante: “se você pretende expressar suas ideias para um milhão de pessoas, então você é uma empresa e deve ser regulamentado como uma empresa.”
  1. Uso de mecanismos para reduzir animosidade política

    Implementação de sistemas que desencorajem discussões e comportamentos online impensados, além de incentivarem a reflexão antes que qualquer ação possa gerar conflitos. Pentland reforça que há menos divisão e indignação online quando:
  • É adicionada uma etapa extra que permite mais tempo para a pessoa pensar antes de responder ou encaminhar uma questão;
  • A pessoa é alertada a considerar que um comentário pode afetar a sua reputação.

De acordo com o professor, também é preciso repensar a arquitetura da Internet e estabelecer novos padrões de segurança e de identidade digital. “Hoje, todos estão na Internet, e isso significa que os maus atores têm a oportunidade de fazer todo tipo de coisas prejudiciais”, afirma Pentland, um dos principais responsáveis pelas discussões que foram o embrião para a criação do Regulamento Geral de Dados da União Europeia.


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