Fórum Econômico Mundial escolhe confiança como tema em 2024

Encontro de Davos quer reforçar princípios de transparência, conscientização e responsabilização entre os líderes globais

Redação Reputation Feed

Encontro, que reúne líderes mundiais, se inicia em 15 de janeiro – Foto: World Economic Forum/ Benedikt von Loebell

O Fórum Econômico Mundial, que se realiza em Davos, na Suíça, entre 15 e 19 de janeiro, elegeu para os debates deste ano o tema “Reconstruindo a Confiança”. A meta é fazer com que os participantes da 54ª edição do encontro busquem formas de restaurar a agenda coletiva, reforçando os princípios fundamentais de transparência, conscientização e responsabilização entre os líderes globais.

Ao definir o tema como ponto de partida para os debates na Suíça, o programa do Fórum Mundial busca um espírito de “regresso ao básico”, de diálogo aberto e construtivo entre líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil. O objetivo é apontar saídas num cenário complexo e ampliar o entendimento sobre os mais recentes avanços na ciência, na indústria e na sociedade.

Como contribuição global, o Fórum Econômico Mundial identifica algumas áreas em que a cooperação pode assegurar um cenário mais promissor e para as quais precisam ser buscadas respostas a perguntas desse tipo:

Equipes da organização trabalham para deixar tudo pronto até o dia 15 de janeiro – Foto: Fórum Econômico Global / Pascal Bitz

1) Segurança e cooperação: Como podemos lidar eficazmente com as crises de segurança em um mundo fraturado? Como podemos identificar áreas onde a cooperação é essencial para garantir um cenário vantajoso para todas as partes interessadas?

Alternativa: Aproveitar o envolvimento estruturado e de longo prazo do Fórum com governos, organizações internacionais e especialistas de todas as regiões.

2) Crescimento e criação de empregos: Como podem o governo, as empresas e a sociedade civil unirem-se em torno de um novo quadro econômico para evitar uma década de baixo crescimento e colocar as pessoas no centro de uma trajetória mais próspera? Como minimizar os compromissos e maximizar as sinergias numa situação em que as medidas tradicionais aparentemente falham?

Alternativa: Por meio de parcerias com instituições econômicas internacionais e acadêmicas, assim como pelo trabalho do Fórum sobre competitividade, inovação e capital humano.

3) Inteligência Artificial: Como podemos usar a IA para beneficiar a todos? Como é que o panorama regulamentar divergente equilibra a inovação com os riscos sociais? Como a IA irá interagir com outras tecnologias transformadoras, incluindo 5/6 G, computação quântica e biotecnologia?

Alternativa
: Ancorado na Aliança de Governança de IA do Fórum, integrando governos e empresas importantes, e em 20 Centros para a Quarta Revolução Industrial em todo o mundo.

4) Sustentabilidade (clima, meio ambiente e energia): Como podemos desenvolver uma abordagem sistêmica a longo prazo para alcançar os objetivos de um mundo neutro em carbono e positivo para a natureza até 2050, proporcionando ao mesmo tempo um acesso fácil, seguro e inclusivo à energia, aos alimentos e à água? Como podemos equilibrar essas compensações para alcançar o consenso social?

Alternativa: Integrar o trabalho de múltiplas iniciativas do Fórum com propósitos específicos.


ENQUETE

CEOs devem se posicionar publicamente sobre temas relevantes da sociedade?

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

    Em 2024, o nome do jogo será confiança
    One to One
    5 MIN.

    Em 2024, o nome do jogo será confiança

    Precisamos assegurar meios de oferecer proteção, força e potência às empresas, sejam quais forem as adversidades do cenário

    Por Anik Suzuki

    Leia mais
    Como a confiança gera ganhos para cinco marcas
    Board
    7 MIN.

    Como a confiança gera ganhos para cinco marcas

    Executivos de comunicação e marketing, como Claudia Góes, da Microsoft Brasil, entre outros líderes, falam sobre o que significa confiança em 2024

    Redação Reputation Feed

    Leia mais
    Campanha da ANK traz a confiança como ativo estratégico para as empresas
    Board
    4 MIN.

    Campanha da ANK traz a confiança como ativo estratégico para as empresas

    Mensagem parte da reflexão sobre a relação entre confiança e geração de valor para enfrentar desafios

    Mariana Mondini

    Leia mais
    COMENTÁRIO

    Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

    Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

    (nenhum comentário)