O Fórum Econômico Mundial, que se realiza em Davos, na Suíça, entre 15 e 19 de janeiro, elegeu para os debates deste ano o tema “Reconstruindo a Confiança”. A meta é fazer com que os participantes da 54ª edição do encontro busquem formas de restaurar a agenda coletiva, reforçando os princípios fundamentais de transparência, conscientização e responsabilização entre os líderes globais.
Ao definir o tema como ponto de partida para os debates na Suíça, o programa do Fórum Mundial busca um espírito de “regresso ao básico”, de diálogo aberto e construtivo entre líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil. O objetivo é apontar saídas num cenário complexo e ampliar o entendimento sobre os mais recentes avanços na ciência, na indústria e na sociedade.
Como contribuição global, o Fórum Econômico Mundial identifica algumas áreas em que a cooperação pode assegurar um cenário mais promissor e para as quais precisam ser buscadas respostas a perguntas desse tipo:
1) Segurança e cooperação: Como podemos lidar eficazmente com as crises de segurança em um mundo fraturado? Como podemos identificar áreas onde a cooperação é essencial para garantir um cenário vantajoso para todas as partes interessadas?
Alternativa: Aproveitar o envolvimento estruturado e de longo prazo do Fórum com governos, organizações internacionais e especialistas de todas as regiões.
2) Crescimento e criação de empregos: Como podem o governo, as empresas e a sociedade civil unirem-se em torno de um novo quadro econômico para evitar uma década de baixo crescimento e colocar as pessoas no centro de uma trajetória mais próspera? Como minimizar os compromissos e maximizar as sinergias numa situação em que as medidas tradicionais aparentemente falham?
Alternativa: Por meio de parcerias com instituições econômicas internacionais e acadêmicas, assim como pelo trabalho do Fórum sobre competitividade, inovação e capital humano.
3) Inteligência Artificial: Como podemos usar a IA para beneficiar a todos? Como é que o panorama regulamentar divergente equilibra a inovação com os riscos sociais? Como a IA irá interagir com outras tecnologias transformadoras, incluindo 5/6 G, computação quântica e biotecnologia?
Alternativa: Ancorado na Aliança de Governança de IA do Fórum, integrando governos e empresas importantes, e em 20 Centros para a Quarta Revolução Industrial em todo o mundo.
4) Sustentabilidade (clima, meio ambiente e energia): Como podemos desenvolver uma abordagem sistêmica a longo prazo para alcançar os objetivos de um mundo neutro em carbono e positivo para a natureza até 2050, proporcionando ao mesmo tempo um acesso fácil, seguro e inclusivo à energia, aos alimentos e à água? Como podemos equilibrar essas compensações para alcançar o consenso social?
Alternativa: Integrar o trabalho de múltiplas iniciativas do Fórum com propósitos específicos.