Como o estilo de decisão pode se refletir na reputação do líder

Descubra entre 5 perfis – aventureiro, detetive, ouvinte, pensador e visionário – qual se aproxima mais ao seu Redação Reputation Feed

Em gestão de crise, saber o que influencia a tomada de decisão dos líderes da organização contribui para mitigar riscos – Foto: Shutterstock

Todos os dias, profissionais em posições de liderança fazem dezenas de escolhas corriqueiras. Mas como agir quando há risco envolvido e o futuro da organização estiver atrelado a uma resolução? Entre as principais missões do líder – e uma das mais complexas –, a tomada de decisão pode ser muito gratificante. Nem sempre, porém, a escolha é a mais eficaz, seja por passar por caminhos equivocados, pelo excesso de expectativas ou até mesmo por repetir a mesma fórmula. Em processos de gestão de crise, conhecer o que influencia a tomada de decisão – as próprias e as de terceiros – pode fazer toda a diferença para mitigar riscos, evitar adversidades, além de preservar o relacionamento com diferentes stakeholders.

Habilidades, comportamentos, experiências e, também, os valores e a missão do líder, entre outros fatores, influenciam na tomada da decisão – crucial também na jornada da reputação. Por isso, utilizamos os perfis de tomada de decisão definidos pela escritora norte-americana Cheryl Strauss Einhorn, autora de dois livros sobre resolução de problemas complexos, para analisar o impacto na reputação sob a luz de cada estilo.

CEO da Decisive, empresa de treinamento de liderança e desenvolvimento de carreira, sediada em Nova Iorque, Cheryl identificou cinco perfis de estilos de tomadas de decisão, construídos a partir de pontos fortes e fracos, revelando hábitos e padrões de comportamento na hora de decidir. Ela propõe aos líderes analisar a estratégia adotada habitualmente em suas deliberações, observando porque seguem determinados passos, os pontos fortes da abordagem, assim como quais condutas podem atrapalhar e os induzir a atitudes equivocadas ou fazer com que acreditem estar sempre no caminho correto.

Depois de bem entendido o estilo de abordagem, o líder pode fortalecer características próprias ou lançar mão das de outros perfis – além de identificar os vieses cognitivos que podem perturbar todo o processo – diz, em artigo de agosto de 2022 na Harvard Business Review.

Saiba identificar os diferentes perfis e o impacto na reputação de cada um:

Legenda de marcação

Aventureiro

Aventureiro: Ágil, determinado, confia no instinto e não faz ponderações. Apesar do estilo funcionar bem para algumas decisões, em outras pode ser um tiro no pé, porque, otimistas que são, podem escorregar em prazos e ainda decidir sem considerar as pessoas implicadas no processo. Para eles, a recomendação é avaliar como e se o processo funcionou em decisões anteriores e garantir que todos os envolvidos sejam incluídos, antes de bater o martelo.

O impacto na reputação: Para que não passe uma imagem arrogante e autoritária, prejudicando o engajamento em suas resoluções, é preciso uma atenção especial a posturas e atitudes desse tipo de líder. Dimensões de reputação que impactam na visão de liderança têm de ser observadas: a agilidade não pode ser confundida com superficialidade na condução do negócio e nem deixar brecha para questionamentos na conduta ética.


Detetive

Detetive: Baseia decisões principalmente em informações, dados e evidências e não nos sentimentos, o que pode afastá-lo do cenário mais amplo e levá-lo a resolver apenas parte do problema ou até mesmo a questão toda equivocadamente. Além disso, pode se tornar vítima do próprio veneno, buscando nos dados a confirmação do que já acredita. Para evitar essas armadilhas, deve buscar nas pessoas, na experiência e no conhecimento delas outras perspectivas sobre as informações apuradas.

O impacto na reputação: Este perfil é mais um que precisa estar atento às atitudes e posturas, para não transparecer um modelo de liderança distante, hierarquizado e pouco engajador, em especial para o público interno. É importante perceber que a diversidade de pensamentos e pontos de vista favorece a inovação, dimensão presente em reputações fortes.


Ouvinte

Ouvinte: Sua grande característica é a escuta dos envolvidos, o que garante apoio. O risco é deixar de ouvir quem não concorda com sua opinião ou acatar somente quem aprova suas resoluções, confiando demais nos outros e podendo ser altamente influenciado por pessoas em posição de poder. Antes de ouvir os outros, é melhor fazer uma autorreflexão sobre o que considera mais importante para o resultado da decisão e, só a partir disso, ouvir opiniões com mais de uma perspectiva.

O impacto na reputação: O poder de influência e a dimensão pessoal são dimensões importantes da reputação do líder. Por isso, este perfil, que tem características positivas na escuta e no envolvimento de outras pessoas na tomada de decisão, deve, contudo, ficar atento para não passar uma percepção de hesitação e insegurança. Uma reputação forte precisa de um líder que tenha reconhecida legitimidade, baseada em conhecimento e experiência, e capacidade para liderar o negócio.


Pensador

Pensador: Pondera cada opção cuidadosamente, avalia pontos positivos e negativos de cada uma, levando o tempo que achar necessário para amparar a sua decisão. Cauteloso, opta pelo caminho mais seguro, mesmo que não seja o melhor. O processo pode melhorar, se definir prazos para a batida do martelo e limitar o tempo para ficar no campo das ideias.

O impacto na reputação: A reputação do perfil pode ser arranhada se a forma mais analítica de decidir for entendida como demora, o que pode afetar dimensões de reputação importantes como legitimidade, capacidade de liderar o negócio e poder de influência.


Visionário

Visionário: Prefere a escolha mais ousada e inovadora, ainda que não seja a mais eficaz nem a mais inteligente. Por isso, a sugestão ao visionário é comunicar com clareza a sua visão, compartilhar o seu objetivo e pedir uma opinião sobre a suas ideias, se são viáveis, se todos sabem a parte que lhes cabe, ampliando, assim, as possibilidades de melhorar o seu processo de decisão. Ter a reputação associada à inovação é positivo.

O impacto na reputação: A questão para este perfil é cuidar para que suas escolhas não prejudiquem a percepção quanto à sua capacidade compartilhar uma visão de futuro, o que tem impacto direto em liderar negócio, uma habilidade fundamental do líder. Explorar as características do líder comunicador pode ajudar a amenizar percepções equivocadas quanto a este decisor.


ENQUETE

CEOs devem se posicionar publicamente sobre temas relevantes da sociedade?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Novas habilidades contribuem para jornada de reputação
Board
3 MIN.

Novas habilidades contribuem para jornada de reputação

Ser líder significa gerenciar situações que requerem posicionamento sobre questões da agenda da sociedade

Mariana Mondini
Leia mais
Por que reputação é estratégica em momentos difíceis
Board
5 MIN.

Por que reputação é estratégica em momentos difíceis

Crises fazem parte da trajetória das empresas, mas sobrevivem e crescem as que contam com reputação forte

Lucia Ritzel
Leia mais
O papel do líder na reputação da empresa
Artigo
3 MIN.

O papel do líder na reputação da empresa

Gestores têm de transmitir confiança para preservar a reputação da empresa e de líderes

Por Lorival Luz
Leia mais
Sua empresa, uma orquestra afinada
One to One
2 MIN.

Sua empresa, uma orquestra afinada

Cultivar uma cultura de reputação é praticar a consistência e a coerência entre o que a empresa diz que faz e o que faz

Por Anik Suzuki
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)