Um mérito coletivo

Por Daniel Randon Homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha, presidente das Empresas Randon faz uma reflexão sobre reconhecimento

Daniel Randon recebeu a honraria máxima do Parlamento Gaúcho em solenidade acompanhada por familiares, amigos e líderes empresariais – Foto: Daniel Bianchi / Divulgação

Eu tive a alegria de ser homenageado nesta segunda-feira (17) com a Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pelo Parlamento gaúcho a pessoas que contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

O reconhecimento, que recebi com deferência e emoção, me fez refletir sobre várias experiências e aprendizados que pautam a minha trajetória privada e empresarial. Em especial, o de que ações que têm impacto, que realmente transformam para melhor, resultam de compromisso de muitos, porque ninguém faz nada sozinho.

Quando longeva e bem-sucedida, uma empresa é resultado da dedicação de milhares de pessoas e parceiros que começaram a construir lá atrás o seu projeto. No nosso caso, é fruto de uma família e de gente que, ao longo de 74 anos, estiveram dedicadas a fazer o melhor e contribuíram para o desenvolvimento do Estado, do país e de todo um ecossistema. Tudo isso sempre apoiados em boas práticas sociais, ambientais e de governança.

No ambiente corporativo, cada premiação conquistada de forma individual é reflexo e mérito também do esforço que cada profissional, de cada área do negócio, que, dia a dia, toma decisões baseadas em compromissos firmes, como a sustentabilidade do negócio e a confiança de clientes, de parceiros e da sociedade. Por isso, me sinto gratificado, porque o reconhecimento reflete muita colaboração, engajamento, sensação de pertencimento e acolhimento.

“Ir em frente, se torna mais relevante quando temos o compromisso de zelar pelo legado das gerações que nos antecederam.”

Ir em frente, enfrentando os desafios diários, mas sem esquecer do longo prazo, se torna ainda mais relevante quando temos o compromisso de zelar pelo legado das gerações que nos antecederam na construção de uma trajetória vencedora. Ter princípios firmes e um propósito claro são fortalezas para construirmos novas histórias de sucesso e novos futuros com o apoio dos colegas, amigos e familiares.

A distinção também renova o compromisso que considero não apenas meu, mas dos empresários, executivos, empreendedores e profissionais do setor privado com atuação de maneira ética, inovadora e eficiente para gerar valor para todos. Assim, esse reconhecimento, para mim, tem sentido e valor de uma conquista compartilhada.

Daniel Randon é membro da família fundadora, acionista e presidente das Empresas Randon e também preside o Conselho Superior do Transforma RS


Os artigos assinados refletem a opinião dos autores

ENQUETE

As enchentes no Rio Grande do Sul tiveram algum impacto na imagem da sua empresa a ponto de levá-la a promover mudanças na gestão de reputação?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Um espaço para valorizar quem lidera e inspira
One to One
2 MIN.

Um espaço para valorizar quem lidera e inspira

ANK lança Reputation Feed, plataforma de conteúdos criada para estimular a cultura de reputação no Brasil

Por Anik Suzuki
Leia mais
Reputação se constrói ao longo de gerações
Artigo
3 MIN.

Reputação se constrói ao longo de gerações

Desafio é investir em boas relações com stakeholders, equilibrando retorno, risco e impacto

Por Bea Johannpeter
Leia mais
O papel do líder na reputação da empresa
Artigo
3 MIN.

O papel do líder na reputação da empresa

Gestores têm de transmitir confiança para preservar a reputação da empresa e de líderes

Por Lorival Luz
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)