Os seis melhores livros de negócios de 2023

Lista de finalistas de prêmio do Financial Times traz biografia de Musk Redação Reputation Feed

Foram divulgados os finalistas do Business Book of the Year 2023 Financial Times e Schroders – prêmio que é guia para quem quer estar atualizado sobre as tendências e os temas mais relevantes da atualidade em relação a negócios e economia.

Os seis livros escolhidos, de 16 semifinalistas, tratam das mais variadas questões contemporâneas. Na lista, há obras com temas como os riscos do avanço da Inteligência Artificial e outras tecnologias, a exploração de trabalho e o papel de matérias-primas que se transformam em produtos elaborados e promovem o desenvolvimento mundial. Também traz obras que abordam fracasso e sucesso, além da biografia de Elon Musk, escrita por Walter Isaacson, único título já com edição no Brasil.

O vencedor deve ser anunciado em dezembro.

A seguir, os títulos:

Elon Musk
Autor: Walter Isaacson
Editora Intrínseca

A história de Elon Musk, o controverso visionário, que quebrou as regras e abriu caminho para a era dos veículos elétricos, da exploração espacial privada e da inteligência artificial e também transformou o Twitter em X. 

Cobalt Red: How the Blood of the Congo Powers Our Lives [Vermelho Cobalto – Como o sangue do Congo abastece nossas vidas, em tradução livre]
Autor: Siddharth Kara
ed. Saint Martin’s Press (Reino Unido e EUA)

Best-seller do New York Times e da Publishers Weekly, o livro é resultado de uma grande investigação feita pelo ativista e pesquisador Siddaharth Kara que revela as violações dos direitos humanos por trás da operação de mineração de cobalto no Congo.

The Coming Wave: AI, Power and the Twenty-First Century’s Greatest Dilemma [A onda que se aproxima: IA (Inteligência Artificial), poder e o maior dilema do século 21, em tradução livre]
Autores: Mustafa Suleyman e Michael Bhaskar
ed. The Bodley Head (Reino Unido) e ed. Crown (EUA)

É uma espécie de alerta urgente sobre os riscos sem precedentes que a Inteligência Artificial e outras tecnologias de rápido desenvolvimento representam para a ordem global e também uma abordagem de como é possível contê-los enquanto é possível. Um dos autores, Mustafa Suleyman, é cofundador da DeepMind, empresa pioneira de IA.

Material World: A Substantial Story of Our Past and Future [Mundo material: a história substancial do nosso passado e futuro, em tradução livre]

Autor: Ed Conway
ed. WH Allen (Reino Unido) e ed. Alfred A. Knopfn (EUA)


O livro viaja por várias áreas do globo para defender que areia, sal, ferro, cobre, petróleo e lítio construíram o mundo e transformarão o futuro, apresentando processos em que essas matérias-primas tornam-se produtos de alta complexidade.

Right Kind of Wrong: Why Learning to Fail Can Teach Us to Thrive [Tipo certo de erro: porque aprender a falhar pode nos ensinar a prosperar, em tradução livre]
Amy Edmondson
ed. Cornerstone Press (Reino Unido) e ed. Atria (EUA)

Uma das psicólogas organizacionais mais influentes do mundo, Amy Edmondson mostra como as pessoas erram e acertam no fracasso. Segundo ela, as culturas mais bem-sucedidas são aquelas em que se pode falhar abertamente, sem que os erros sejam usados contra quem errou.

How Big Things Get Done: The Surprising Factors Behind Every Successful Project, from Home Renovations to Space Exploration [Como grandes coisas são feitas: os fatores surpreendentes por trás de todos os projetos bem-sucedidos, de reformas domésticas até a exploração do espaço, em tradução livre]
Bent Flyvbjerg e Dan Gardner
ed. Macmillan (Reino Unido) e ed. Currency (EUA)

O professor de Oxford Bent Flyvbjerg tem dedicado a vida a compreender o que diferencia os triunfos dos fracassos. Em coautoria neste livro, identifica os erros de julgamento e de decisões que levaram grandes e pequenos projetos ao fracasso e os princípios que resultam no sucesso de outros.

Assista ao vídeo em inglês produzido com os autores dos livros semifinalistas:


ENQUETE

As enchentes no Rio Grande do Sul tiveram algum impacto na imagem da sua empresa a ponto de levá-la a promover mudanças na gestão de reputação?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Jogo Rápido: Reputação, livros e futuro
Entrevista
2 MIN.

Jogo Rápido: Reputação, livros e futuro

Sete perguntas para José Galló, presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner Leia mais
Vídeo: Intuição e disciplina dosam escrita de autobiografia
Board
4 MIN.

Vídeo: Intuição e disciplina dosam escrita de autobiografia

Nelson Sirotsky, publisher do Grupo RBS, empresa da qual é sócio e onde foi presidente por mais de 20 anos, conta a experiência de escrever o livro O Oitavo Dia

Clóvis Malta

Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)