Tema que cresce na pauta estratégica e contribui para a jornada da reputação das organizações, a diversidade carece ainda de transparência e sistematização de dados nas companhias. Para contribuir com iniciativas de mapeamento de informações, o Laboratório de Educação Financeira (Lab) lançou o Guia para Transparência em Diversidade nas Empresas Brasileiras, em parceria com a Anbima e a Goldenberg Diversidade & Inclusão.
O trabalho é resultado de reflexões de participantes dos mercados financeiro e de capitais, bem como de empresas de capital aberto. Prático e orientativo, traz os principais tópicos relacionados à diversidade, apontando desde aspectos positivos até os caminhos para elaborar uma pesquisa nas empresas, considerando pontos como a regulação, a privacidade de informações e as tendências internacionais.
Segundo divulgou em um comunicado, além de colaborar com ações que resultem na evolução dos atuais indicadores de diversidade no mercado brasileiro, o LAB espera ainda facilitar o atendimento das empresas à Resolução CVM 59, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em vigor desde o início deste ano.
“Empresas com times diversos, refletindo a diversidade de mercado, compreendem melhor as necessidades dos clientes, ampliando qualidade dos serviços e produtos e aumentando participação no mercado.”
Guia para Transparência em Diversidade nas Empresas Brasileiras, p. 13.
A norma tem o objetivo de ampliar a divulgação de informações relacionadas aos critérios ambientais, sociais e de governança praticados, incluindo indicadores relacionados à diversidade, considerando a identificação autodeclarada de gênero, cor e raça dos seus colaboradores.
O Lab é um fórum que discute e promove a inovação e finanças sustentáveis e é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.