Guia incentiva transparência sobre diversidade nas empresas

Laboratório de Educação Financeira (LAB) lança manual que contribui para a jornada de reputação Redação Reputation Feed

LAB também pretende facilitar o atendimento à Resolução CVM 59, norma que tem o objetivo de ampliar a divulgação de informações relacionadas aos critérios ESG – Foto: Pexels / Steve Johnson

Tema que cresce na pauta estratégica e contribui para a jornada da reputação das organizações, a diversidade carece ainda de transparência e sistematização de dados nas companhias. Para contribuir com iniciativas de mapeamento de informações, o Laboratório de Educação Financeira (Lab) lançou o Guia para Transparência em Diversidade nas Empresas Brasileiras, em parceria com a Anbima e a Goldenberg Diversidade & Inclusão.

O trabalho é resultado de reflexões de participantes dos mercados financeiro e de capitais, bem como de empresas de capital aberto. Prático e orientativo, traz os principais tópicos relacionados à diversidade, apontando desde aspectos positivos até os caminhos para elaborar uma pesquisa nas empresas, considerando pontos como a regulação, a privacidade de informações e as tendências internacionais.

Segundo divulgou em um comunicado, além de colaborar com ações que resultem na evolução dos atuais indicadores de diversidade no mercado brasileiro, o LAB espera ainda facilitar o atendimento das empresas à Resolução CVM 59, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em vigor desde o início deste ano.

“Empresas com times diversos, refletindo a diversidade de mercado, compreendem melhor as necessidades dos clientes, ampliando qualidade dos serviços e produtos e aumentando participação no mercado.”

Guia para Transparência em Diversidade nas Empresas Brasileiras, p. 13.

A norma tem o objetivo de ampliar a divulgação de informações relacionadas aos critérios ambientais, sociais e de governança praticados, incluindo indicadores relacionados à diversidade, considerando a identificação autodeclarada de gênero, cor e raça dos seus colaboradores.

O Lab é um fórum que discute e promove a inovação e finanças sustentáveis e é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.


ENQUETE

Na sua opinião, o uso excessivo do celular afeta a imagem e a reputação pessoal?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Vídeo: Conexão do resultado com o humano é referencial de reputação corporativa
Entrevista
3 MIN.

Vídeo: Conexão do resultado com o humano é referencial de reputação corporativa

Rachel Maia, representante do Pacto Global da ONU no Brasil, afirma que avanço em ESG exige propósito em transformação

Nuria Saldanha
Leia mais
“Transportamos diversidade. Temos que ter a diversidade representada”
Entrevista
5 MIN.

“Transportamos diversidade. Temos que ter a diversidade representada”

Jean Carlo Nogueira, diretor-executivo de Gente e Cultura da Gol, fala sobre integração entre gerações, preparação dos times e lideranças, propósito e o impacto na reputação

Mariana Mondini
Leia mais
Avançar em diversidade é um imperativo moral, legal e econômico
Artigo
2 MIN.

Avançar em diversidade é um imperativo moral, legal e econômico

Pluralidade de perfis melhora o desempenho dos times, aumenta o engajamento dos profissionais e impulsiona a reputação da marca

Por Margareth Goldenberg
Leia mais
Novo índice da B3 foca em reputação
Curadoria ANK
2 MIN.

Novo índice da B3 foca em reputação

iDiversa reúne empresas listadas na Bolsa que mais se destacam em diversidade

Redação Reputation Feed
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)