Assessoria de imprensa estratégica: o que é e qual o papel na reputação da marca

Uma assessoria de imprensa estratégica é essencial para líderes e empresas que desejam comunicar seu posicionamento com precisão e fortalecer o relacionamento com públicos estratégicos.  A reputação empresarial é um ativo indispensável. Cada vez mais, líderes incluem sua gestão nos planejamentos estratégicos, reconhecendo que resultados assertivos não dependem apenas da comunicação, mas que a divulgação…

Redação Reputation Feed

Assessoria de imprensa estratégica: o que é e qual o papel na reputação da marca

Uma assessoria de imprensa estratégica é essencial para líderes e empresas que desejam comunicar seu posicionamento com precisão e fortalecer o relacionamento com públicos estratégicos. 

A reputação empresarial é um ativo indispensável. Cada vez mais, líderes incluem sua gestão nos planejamentos estratégicos, reconhecendo que resultados assertivos não dependem apenas da comunicação, mas que a divulgação é fundamental para chegar a seus públicos prioritários.

Uma assessoria de imprensa estratégica vai além do envio de textos e comunicados. Ela constrói relacionamentos de longo prazo, posiciona a empresa por meio de seus temas prioritários, amplia o reconhecimento da marca e fortalece sua reputação no mercado. Mais do que divulgar informações, essa atuação alinha a estratégia da organização aos desafios do negócio. Faz parte da gestão de reputação de uma empresa.

5 benefícios de contar com uma assessoria de imprensa estratégica

  1. Construção de vínculos de confiança com jornalistas e formadores de opinião
  2. Conhecimento da história/narrativa da empresa e reconhecimento
  3. Fortalecimento dos porta-vozes
  4. Resiliência em momentos de crise
  5. Diferenciação e protagonismo

O que faz um assessor de imprensa estratégico?

Uma assessoria de imprensa desenvolve e implementa projetos de PR e comunicação institucional para informar e dar clareza sobre o posicionamento da empresa, impulsionar seus objetivos estratégicos e construir valor de longo prazo para todos os stakeholders. 

Entre as ações desses projetos de posicionamento, relacionamento e comunicação voltados a públicos prioritários de empresas, instituições e líderes, estão:

  • Relações com a imprensa

Construção de conexões estratégicas com o objetivo de fortalecer vínculos com jornalistas e veículos de mídia para garantir visibilidade qualificada e recorrente, alinhada aos objetivos e desafios do negócio.

  • Gestão de influenciadores 

Identificação, seleção e ativação de influenciadores relevantes que compartilham os valores da empresa para ampliar e reforçar reputação junto a públicos segmentados, amplificando mensagens estratégicas.

  • Posicionamento digital e LinkedIn

Otimização da presença online e perfil de liderança no LinkedIn, com foco em conteúdo estratégico para fortalecer a autoridade de líderes e marcas, engajar stakeholders e ampliar conhecimento sobre a empresa e o negócio.

  • Gerenciamento de crise 

Preparação e execução de planos estratégicos de comunicação para proteger a reputação em momentos desafiadores, como em uma crise de reputação, para minimizar danos e restabelecer a confiança.

  • Comunicação interna 

Desenvolvimento de iniciativas com mensagens claras e alinhadas com a cultura organizacional para engajar, informar e conectar colaboradores ao propósito da empresa e aos objetivos estratégicos do negócio.

  • Apresentações executivas

Desenvolvimento de apresentações estratégicas e design inteligente para líderes, transmitindo a mensagem desejada, a partir de uma narrativa clara e de impacto para os públicos-alvo.

  • Conteúdos corporativos

Criação de materiais institucionais e promocionais que transmitam identidade, posicionamento e informações da organização em diferentes formatos (artigos, vídeos, manifestos, relatórios, palestras, conferências, apresentações) para canais próprios, imprensa e stakeholders.

  • Cases e premiações

Produção de cases de sucesso e inscrição de iniciativas de impacto em premiações relevantes e estratégicas, valorizando conquistas com mais visibilidade e reconhecimento no mercado.

5 metas de uma assessoria de imprensa estratégica

Uma assessoria de imprensa cria as condições de visibilidade estratégica para marcas e líderes por meio de presença qualificada na mídia. Quando é estratégica, a assessoria de imprensa trabalha com inteligência esse conjunto de metas, conforme o momento e os objetivos de cada ciclo, seja da empresa ou do líder. Além de construir autoridade e gestão de reputação, com narrativas alinhadas ao posicionamento institucional e aos objetivos do negócio, atua em prevenção e gerenciamento de crise, garantindo um histórico positivo nos buscadores e fortalecendo a imagem pública da empresa.

  1. Mais visibilidade

Desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação integradas para posicionar a marca em canais relevantes, direcionadas a públicos-alvo, reforçando conhecimento e reconhecimento, ampliando oportunidades de negócio.  

  1. Construção de autoridade

Fortalecimento da imagem institucional e do posicionamento de empresas e líderes, consolidando sua credibilidade e influência perante os stakeholders de interesse, por meio de storytelling, artigos e entrevistas, entre outras ferramentas.

  1. Gestão de reputação

Implementação de soluções customizadas para gerir a imagem de líderes e empresas de forma contínua, alinhando discurso e prática, monitorando percepções e reforçando atributos positivos para ampliar conhecimento e reconhecimento, conquistar poder de influência e construir legado.

  1. Gestão de crise reputacional

Definição ágil de planos de suporte estratégico e tático para mitigar danos reputacionais em situações adversas, com soluções de comunicação que preservam as conquistas e buscam restabelecer a confiança pública de líderes e empresas.

  1. Posicionamento nos buscadores 

Criação e promoção de conteúdos relevantes que posicionam a marca de forma positiva nos mecanismos de busca com conteúdo relevante e estratégias de SEO que ajudam na construção de reputação digital de empresas, instituições e lideranças. Além disso, implementar a utilização do site institucional de maneira estratégica na comunicação.

O que uma faz a assessoria de imprensa estratégica 

Uma assessoria de imprensa desempenha papel fundamental na construção e gestão da imagem de empresas e organizações. Com base em pautas criadas para divulgar mensagens estratégicas para a empresa, que despertem o interesse dos profissionais de imprensa e seus públicos, a assessoria de imprensa se torna uma ponte entre o mundo corporativo e o noticiário, alinhando objetivos empresariais com oportunidades de visibilidade positiva e construção de autoridade.

  • Criação de pautas que interessam aos jornalistas 

Uma assessoria identifica histórias reais e pautas relevantes para a empresa e o líder, que tenham interesse jornalístico, traduzindo temas corporativos em assuntos que façam sentido para o noticiário e atraiam a atenção da imprensa.

  • Relacionamento com repórteres, editores e colunistas

Constrói e cultiva laços de confiança com os profissionais da mídia, garantindo que as informações do cliente cheguem às pessoas certas de maneira eficaz e precisa.

  • Produção de conteúdo (releases, artigos e notas para a imprensa)

Transforma a linguagem corporativa em textos objetivos, claros e com valor informativo, desenvolvendo materiais como releases, artigos e notas para a imprensa, com informações de forma clara e estratégica.

  • Relacionamento com a mídia

Atua como ponte entre o líder ou a empresa e os veículos de comunicação, gerenciando o fluxo de informação, respondendo a demandas e buscando oportunidades de exposição favorável.

  • Organização de eventos

Planeja e executa ações como entrevistas, lançamentos e eventos corporativos que gerem impacto positivo e boa visibilidade na mídia. Busca gerar visibilidade qualificada e garantir que as mensagens-chave da empresa sejam bem compreendidas.

  • Gestão de crises (monitoramento)

Monitora a percepção pública e, em momentos delicados, atua rapidamente para mitigar crises, preparando respostas estratégicas e ajustando a comunicação para proteger a imagem da empresa.

  • Treinamento de porta-vozes (media training) 

Prepara líderes e representantes para interagir com a imprensa em diferentes situações de favorabilidade, de forma clara e assertiva, alinhando discursos e postura ao posicionamento da marca, fortalecendo a reputação do cliente.

  • Posicionamento de líderes em canais estratégicos

Identifica oportunidades para que líderes ocupem espaços relevantes, como entrevistas, artigos de opinião e falas públicas em eventos estratégicos, tornando-se referências em seus setores.

Saiba mais sobre a metodologia da ANK para Gestão de Reputação

A importância de uma comunicação estratégica

Uma boa comunicação é condição necessária para uma reputação positiva, que impulsiona resultados para empresas e líderes. Não basta executar ações bem-intencionadas. É essencial comunicar essas iniciativas de forma eficaz, garantindo que a mensagem chegue e seja compreendida de fato pelos públicos de interesse. 

Uma comunicação assertiva é um pilar estratégico para alcançar e consolidar resultados no cenário corporativo atual e deve levar em conta o contexto de economia de atenção e a realidade dos veículos de mídia.

Para gerar engajamento e credibilidade, a comunicação precisa ser humanizada, alcançar todos os públicos relevantes e reforçar os valores e a identidade da organização. 

Na jornada de construção de reputação, é necessário trabalhar os aspectos do “ser” e do “parecer”. O “ser” é o que a empresa realmente faz, como ela atua e a real conexão de suas práticas com os seus valores, princípios e posicionamentos declarados. Engloba atributos como integridade, coerência e consistência, além de assegurar a entrega da promessa de valor feita a seus públicos e à sociedade. O “parecer” é o quanto essa verdade da empresa é conhecida e reconhecida por seus públicos e de forma ampla pela sociedade, tornando-se um ativo estratégico. Está relacionado ao planejamento profissional, intencional e ao manejo inteligente de diferentes estratégias de comunicação, que combinam, entre outras, networking, ocupação de espaços relevantes, posicionamentos, conteúdos segmentados por público para visibilidade, evidência e influência.

Líderes são agentes-chave na qualidade da comunicação

Líderes bem posicionados, com capacidade de comunicação e protagonismo, são agentes-chave para uma comunicação assertiva, sobretudo com públicos estratégicos para o negócio. A reputação corporativa depende da habilidade de alinhar ações e discursos, promovendo confiança e influência entre os stakeholders. Empresas têm um papel essencial ao oferecer suporte, recursos e treinamento para que profissionais em posições estratégicas desenvolvam ou aprimorem habilidades de comunicação e relacionamento, assim como tenham condições de utilizar de maneira eficiente e sem riscos reputacionais os diferentes canais de comunicação, especialmente as redes sociais.

Ao comunicar de forma assertiva, uma organização fortalece sua conexão com os públicos e constrói uma narrativa autêntica, criando uma reserva de credibilidade para enfrentar desafios futuros. 

Contar a própria história, compartilhando valores e práticas, é uma oportunidade de gerenciar a construção da percepção pública, porque, quanto melhor informada, menos espaços há para narrativas equivocadas ou distorcidas. Com isso, a comunicação deixa de ser apenas um instrumento, tornando-se uma ponte para o sucesso corporativo e proteção contra vulnerabilidades.

5 exemplos de comunicação corporativa estratégica

A comunicação corporativa exerce um papel estratégico em diferentes momentos da trajetória de uma organização. É fundamental para destacar inovações, reposicionar a marca ou gerenciar crises, conectando a empresa aos seus stakeholders e consolidando sua reputação.

A comunicação assertiva potencializa a visibilidade de líderes e amplia o alcance da marca em canais qualificados, fortalecendo sua influência no mercado. Os exemplos a seguir detalham alguns dos principais contextos em que a comunicação se torna indispensável para o sucesso corporativo.

  1. Lançamento de um produto ou serviço inovador

A comunicação promove engajamento ao educar o público sobre o diferencial da novidade. Por exemplo, ao introduzirem tecnologia disruptiva, campanhas explicativas tornam-se essenciais para evitar barreiras de entendimento.

  1. Reposicionamento de imagem 

Ajuda a transformar percepções e a alinhar os valores da empresa à nova estratégia. Um exemplo seria uma marca que transita de foco em custo-benefício para posicionamento premium.

  1. Mudanças corporativas de alto impacto 

Eventos como sucessão de CEOs, no C-Level ou no Conselho de Administração, reorganização societária, administrativa e de estrutura precisam de uma comunicação clara, respeitosa com o público e no tempo correto para construir confiança e reduzir incertezas, garantindo o engajamento dos stakeholders.

  1. Consolidação da liderança executiva

Promove visibilidade e credibilidade para líderes, evidenciando sua expertise por meio de ocupação de espaços e exposição pública em eventos, entrevistas ou artigos em mídias conceituadas.

  1. Projeção da marca em veículos qualificados 

Garante que a promessa de valor seja percebida pelos públicos estratégicos, fortalecendo a influência da empresa no mercado. Publicações em portais especializados, por exemplo, aumentam a percepção de autoridade.

PR: Comunicação institucional com propósito

No meio corporativo, assessores de imprensa que atuam na área de PR (Public Relations, ou Relações Públicas, em português) são responsáveis pela criação e manutenção de um posicionamento que reproduza a verdade da empresa e que gere percepção positiva da marca.. 

Esse trabalho é feito por meio de estratégias que incluem, além das atividades típicas de uma assessoria de imprensa, saber gerenciar as atuais ferramentas de comunicação no mundo digital. O amplo acesso a dados, análises estatísticas, pesquisas de inteligência de mercado e melhor uso de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para uma comunicação mais assertiva, com economia de tempo e custos.

No contexto atual, o trabalho de PR está cada vez mais associado ao marketing e à comunicação digital. Todas essas áreas trabalham hoje com dados, embasando seus conteúdos em estatísticas, pesquisas e análises aprofundadas, com inteligência de mercado e com SEO (Search Engine Optimization). 

O esforço de SEO refere-se a um conjunto de estratégias e práticas destinadas a melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca, como o Google. 

O foco é sempre multimídia, com ações offline e online, envolvendo canais tradicionais e digitais, que incluem desde portais de notícias e redes sociais até influenciadores. É essa combinação que, avaliada caso a caso, permite comunicação com propósito, reforçando reputação e poder de influência.

Saiba mais sobre PR e Comunicação Institucional e a metodologia ANK

Transformações da comunicação como prioridade estratégica dos CEOs

A era digital redefiniu o panorama da comunicação corporativa, introduzindo novas ferramentas e estratégias para alcançar e engajar públicos diversos. As mídias digitais, como blogs, podcasts e redes sociais, oferecem possibilidades infinitas para a disseminação de informações. Com campanhas criativas e interativas, essas plataformas permitem que as marcas se aproximem ainda mais e de maneira mais assertiva de seus consumidores. 

É o que acontece com o uso do Instagram para promover produtos ou do LinkedIn para compartilhar conteúdos de liderança corporativa.

Influenciadores corporativos também desempenham um papel crescente no fortalecimento da reputação e da autoridade empresarial. Esses profissionais atuam como embaixadores da marca, promovendo valores e serviços de maneira autêntica e direcionada. Um especialista em sustentabilidade, por exemplo, pode reforçar as ações ambientais de uma empresa, ampliando sua credibilidade e alcance.

As plataformas próprias, como sites e canais institucionais, têm assumido papel importante na estratégia digital. Esses mecanismos garantem controle sobre a narrativa da empresa, permitindo que conteúdos exclusivos sejam apresentados em formatos adaptáveis, como infográficos, vídeos curtos ou newsletters.

A integração com SEO assegura que esses materiais alcancem públicos relevantes, consolidando a presença online e a influência da marca.

Segundo pesquisa realizada pela ANK Reputation, a frente de transformação digital foi considerada prioritária por 40% dos CEOs.

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