Uma assessoria de imprensa estratégica é essencial para líderes e empresas que desejam comunicar seu posicionamento com precisão e fortalecer o relacionamento com públicos estratégicos.
A reputação empresarial é um ativo indispensável. Cada vez mais, líderes incluem sua gestão nos planejamentos estratégicos, reconhecendo que resultados assertivos não dependem apenas da comunicação, mas que a divulgação é fundamental para chegar a seus públicos prioritários.
Uma assessoria de imprensa estratégica vai além do envio de textos e comunicados. Ela constrói relacionamentos de longo prazo, posiciona a empresa por meio de seus temas prioritários, amplia o reconhecimento da marca e fortalece sua reputação no mercado. Mais do que divulgar informações, essa atuação alinha a estratégia da organização aos desafios do negócio. Faz parte da gestão de reputação de uma empresa.
5 benefícios de contar com uma assessoria de imprensa estratégica
- Construção de vínculos de confiança com jornalistas e formadores de opinião
- Conhecimento da história/narrativa da empresa e reconhecimento
- Fortalecimento dos porta-vozes
- Resiliência em momentos de crise
- Diferenciação e protagonismo
O que faz um assessor de imprensa estratégico?
Uma assessoria de imprensa desenvolve e implementa projetos de PR e comunicação institucional para informar e dar clareza sobre o posicionamento da empresa, impulsionar seus objetivos estratégicos e construir valor de longo prazo para todos os stakeholders.
Entre as ações desses projetos de posicionamento, relacionamento e comunicação voltados a públicos prioritários de empresas, instituições e líderes, estão:
- Relações com a imprensa
Construção de conexões estratégicas com o objetivo de fortalecer vínculos com jornalistas e veículos de mídia para garantir visibilidade qualificada e recorrente, alinhada aos objetivos e desafios do negócio.
- Gestão de influenciadores
Identificação, seleção e ativação de influenciadores relevantes que compartilham os valores da empresa para ampliar e reforçar reputação junto a públicos segmentados, amplificando mensagens estratégicas.
- Posicionamento digital e LinkedIn
Otimização da presença online e perfil de liderança no LinkedIn, com foco em conteúdo estratégico para fortalecer a autoridade de líderes e marcas, engajar stakeholders e ampliar conhecimento sobre a empresa e o negócio.
- Gerenciamento de crise
Preparação e execução de planos estratégicos de comunicação para proteger a reputação em momentos desafiadores, como em uma crise de reputação, para minimizar danos e restabelecer a confiança.
- Comunicação interna
Desenvolvimento de iniciativas com mensagens claras e alinhadas com a cultura organizacional para engajar, informar e conectar colaboradores ao propósito da empresa e aos objetivos estratégicos do negócio.
- Apresentações executivas
Desenvolvimento de apresentações estratégicas e design inteligente para líderes, transmitindo a mensagem desejada, a partir de uma narrativa clara e de impacto para os públicos-alvo.
- Conteúdos corporativos
Criação de materiais institucionais e promocionais que transmitam identidade, posicionamento e informações da organização em diferentes formatos (artigos, vídeos, manifestos, relatórios, palestras, conferências, apresentações) para canais próprios, imprensa e stakeholders.
- Cases e premiações
Produção de cases de sucesso e inscrição de iniciativas de impacto em premiações relevantes e estratégicas, valorizando conquistas com mais visibilidade e reconhecimento no mercado.
5 metas de uma assessoria de imprensa estratégica
Uma assessoria de imprensa cria as condições de visibilidade estratégica para marcas e líderes por meio de presença qualificada na mídia. Quando é estratégica, a assessoria de imprensa trabalha com inteligência esse conjunto de metas, conforme o momento e os objetivos de cada ciclo, seja da empresa ou do líder. Além de construir autoridade e gestão de reputação, com narrativas alinhadas ao posicionamento institucional e aos objetivos do negócio, atua em prevenção e gerenciamento de crise, garantindo um histórico positivo nos buscadores e fortalecendo a imagem pública da empresa.
- Mais visibilidade
Desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação integradas para posicionar a marca em canais relevantes, direcionadas a públicos-alvo, reforçando conhecimento e reconhecimento, ampliando oportunidades de negócio.
- Construção de autoridade
Fortalecimento da imagem institucional e do posicionamento de empresas e líderes, consolidando sua credibilidade e influência perante os stakeholders de interesse, por meio de storytelling, artigos e entrevistas, entre outras ferramentas.
- Gestão de reputação
Implementação de soluções customizadas para gerir a imagem de líderes e empresas de forma contínua, alinhando discurso e prática, monitorando percepções e reforçando atributos positivos para ampliar conhecimento e reconhecimento, conquistar poder de influência e construir legado.
- Gestão de crise reputacional
Definição ágil de planos de suporte estratégico e tático para mitigar danos reputacionais em situações adversas, com soluções de comunicação que preservam as conquistas e buscam restabelecer a confiança pública de líderes e empresas.
- Posicionamento nos buscadores
Criação e promoção de conteúdos relevantes que posicionam a marca de forma positiva nos mecanismos de busca com conteúdo relevante e estratégias de SEO que ajudam na construção de reputação digital de empresas, instituições e lideranças. Além disso, implementar a utilização do site institucional de maneira estratégica na comunicação.
O que uma faz a assessoria de imprensa estratégica
Uma assessoria de imprensa desempenha papel fundamental na construção e gestão da imagem de empresas e organizações. Com base em pautas criadas para divulgar mensagens estratégicas para a empresa, que despertem o interesse dos profissionais de imprensa e seus públicos, a assessoria de imprensa se torna uma ponte entre o mundo corporativo e o noticiário, alinhando objetivos empresariais com oportunidades de visibilidade positiva e construção de autoridade.
- Criação de pautas que interessam aos jornalistas
Uma assessoria identifica histórias reais e pautas relevantes para a empresa e o líder, que tenham interesse jornalístico, traduzindo temas corporativos em assuntos que façam sentido para o noticiário e atraiam a atenção da imprensa.
- Relacionamento com repórteres, editores e colunistas
Constrói e cultiva laços de confiança com os profissionais da mídia, garantindo que as informações do cliente cheguem às pessoas certas de maneira eficaz e precisa.
- Produção de conteúdo (releases, artigos e notas para a imprensa)
Transforma a linguagem corporativa em textos objetivos, claros e com valor informativo, desenvolvendo materiais como releases, artigos e notas para a imprensa, com informações de forma clara e estratégica.
- Relacionamento com a mídia
Atua como ponte entre o líder ou a empresa e os veículos de comunicação, gerenciando o fluxo de informação, respondendo a demandas e buscando oportunidades de exposição favorável.
- Organização de eventos
Planeja e executa ações como entrevistas, lançamentos e eventos corporativos que gerem impacto positivo e boa visibilidade na mídia. Busca gerar visibilidade qualificada e garantir que as mensagens-chave da empresa sejam bem compreendidas.
- Gestão de crises (monitoramento)
Monitora a percepção pública e, em momentos delicados, atua rapidamente para mitigar crises, preparando respostas estratégicas e ajustando a comunicação para proteger a imagem da empresa.
- Treinamento de porta-vozes (media training)
Prepara líderes e representantes para interagir com a imprensa em diferentes situações de favorabilidade, de forma clara e assertiva, alinhando discursos e postura ao posicionamento da marca, fortalecendo a reputação do cliente.
- Posicionamento de líderes em canais estratégicos
Identifica oportunidades para que líderes ocupem espaços relevantes, como entrevistas, artigos de opinião e falas públicas em eventos estratégicos, tornando-se referências em seus setores.
Saiba mais sobre a metodologia da ANK para Gestão de Reputação
A importância de uma comunicação estratégica
Uma boa comunicação é condição necessária para uma reputação positiva, que impulsiona resultados para empresas e líderes. Não basta executar ações bem-intencionadas. É essencial comunicar essas iniciativas de forma eficaz, garantindo que a mensagem chegue e seja compreendida de fato pelos públicos de interesse.
Uma comunicação assertiva é um pilar estratégico para alcançar e consolidar resultados no cenário corporativo atual e deve levar em conta o contexto de economia de atenção e a realidade dos veículos de mídia.
Para gerar engajamento e credibilidade, a comunicação precisa ser humanizada, alcançar todos os públicos relevantes e reforçar os valores e a identidade da organização.
Na jornada de construção de reputação, é necessário trabalhar os aspectos do “ser” e do “parecer”. O “ser” é o que a empresa realmente faz, como ela atua e a real conexão de suas práticas com os seus valores, princípios e posicionamentos declarados. Engloba atributos como integridade, coerência e consistência, além de assegurar a entrega da promessa de valor feita a seus públicos e à sociedade. O “parecer” é o quanto essa verdade da empresa é conhecida e reconhecida por seus públicos e de forma ampla pela sociedade, tornando-se um ativo estratégico. Está relacionado ao planejamento profissional, intencional e ao manejo inteligente de diferentes estratégias de comunicação, que combinam, entre outras, networking, ocupação de espaços relevantes, posicionamentos, conteúdos segmentados por público para visibilidade, evidência e influência.
Líderes são agentes-chave na qualidade da comunicação
Líderes bem posicionados, com capacidade de comunicação e protagonismo, são agentes-chave para uma comunicação assertiva, sobretudo com públicos estratégicos para o negócio. A reputação corporativa depende da habilidade de alinhar ações e discursos, promovendo confiança e influência entre os stakeholders. Empresas têm um papel essencial ao oferecer suporte, recursos e treinamento para que profissionais em posições estratégicas desenvolvam ou aprimorem habilidades de comunicação e relacionamento, assim como tenham condições de utilizar de maneira eficiente e sem riscos reputacionais os diferentes canais de comunicação, especialmente as redes sociais.
Ao comunicar de forma assertiva, uma organização fortalece sua conexão com os públicos e constrói uma narrativa autêntica, criando uma reserva de credibilidade para enfrentar desafios futuros.
Contar a própria história, compartilhando valores e práticas, é uma oportunidade de gerenciar a construção da percepção pública, porque, quanto melhor informada, menos espaços há para narrativas equivocadas ou distorcidas. Com isso, a comunicação deixa de ser apenas um instrumento, tornando-se uma ponte para o sucesso corporativo e proteção contra vulnerabilidades.
5 exemplos de comunicação corporativa estratégica
A comunicação corporativa exerce um papel estratégico em diferentes momentos da trajetória de uma organização. É fundamental para destacar inovações, reposicionar a marca ou gerenciar crises, conectando a empresa aos seus stakeholders e consolidando sua reputação.
A comunicação assertiva potencializa a visibilidade de líderes e amplia o alcance da marca em canais qualificados, fortalecendo sua influência no mercado. Os exemplos a seguir detalham alguns dos principais contextos em que a comunicação se torna indispensável para o sucesso corporativo.
- Lançamento de um produto ou serviço inovador
A comunicação promove engajamento ao educar o público sobre o diferencial da novidade. Por exemplo, ao introduzirem tecnologia disruptiva, campanhas explicativas tornam-se essenciais para evitar barreiras de entendimento.
- Reposicionamento de imagem
Ajuda a transformar percepções e a alinhar os valores da empresa à nova estratégia. Um exemplo seria uma marca que transita de foco em custo-benefício para posicionamento premium.
- Mudanças corporativas de alto impacto
Eventos como sucessão de CEOs, no C-Level ou no Conselho de Administração, reorganização societária, administrativa e de estrutura precisam de uma comunicação clara, respeitosa com o público e no tempo correto para construir confiança e reduzir incertezas, garantindo o engajamento dos stakeholders.
- Consolidação da liderança executiva
Promove visibilidade e credibilidade para líderes, evidenciando sua expertise por meio de ocupação de espaços e exposição pública em eventos, entrevistas ou artigos em mídias conceituadas.
- Projeção da marca em veículos qualificados
Garante que a promessa de valor seja percebida pelos públicos estratégicos, fortalecendo a influência da empresa no mercado. Publicações em portais especializados, por exemplo, aumentam a percepção de autoridade.
PR: Comunicação institucional com propósito
No meio corporativo, assessores de imprensa que atuam na área de PR (Public Relations, ou Relações Públicas, em português) são responsáveis pela criação e manutenção de um posicionamento que reproduza a verdade da empresa e que gere percepção positiva da marca..
Esse trabalho é feito por meio de estratégias que incluem, além das atividades típicas de uma assessoria de imprensa, saber gerenciar as atuais ferramentas de comunicação no mundo digital. O amplo acesso a dados, análises estatísticas, pesquisas de inteligência de mercado e melhor uso de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para uma comunicação mais assertiva, com economia de tempo e custos.
No contexto atual, o trabalho de PR está cada vez mais associado ao marketing e à comunicação digital. Todas essas áreas trabalham hoje com dados, embasando seus conteúdos em estatísticas, pesquisas e análises aprofundadas, com inteligência de mercado e com SEO (Search Engine Optimization).
O esforço de SEO refere-se a um conjunto de estratégias e práticas destinadas a melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca, como o Google.
O foco é sempre multimídia, com ações offline e online, envolvendo canais tradicionais e digitais, que incluem desde portais de notícias e redes sociais até influenciadores. É essa combinação que, avaliada caso a caso, permite comunicação com propósito, reforçando reputação e poder de influência.
Saiba mais sobre PR e Comunicação Institucional e a metodologia ANK
Transformações da comunicação como prioridade estratégica dos CEOs
A era digital redefiniu o panorama da comunicação corporativa, introduzindo novas ferramentas e estratégias para alcançar e engajar públicos diversos. As mídias digitais, como blogs, podcasts e redes sociais, oferecem possibilidades infinitas para a disseminação de informações. Com campanhas criativas e interativas, essas plataformas permitem que as marcas se aproximem ainda mais e de maneira mais assertiva de seus consumidores.
É o que acontece com o uso do Instagram para promover produtos ou do LinkedIn para compartilhar conteúdos de liderança corporativa.
Influenciadores corporativos também desempenham um papel crescente no fortalecimento da reputação e da autoridade empresarial. Esses profissionais atuam como embaixadores da marca, promovendo valores e serviços de maneira autêntica e direcionada. Um especialista em sustentabilidade, por exemplo, pode reforçar as ações ambientais de uma empresa, ampliando sua credibilidade e alcance.
As plataformas próprias, como sites e canais institucionais, têm assumido papel importante na estratégia digital. Esses mecanismos garantem controle sobre a narrativa da empresa, permitindo que conteúdos exclusivos sejam apresentados em formatos adaptáveis, como infográficos, vídeos curtos ou newsletters.
A integração com SEO assegura que esses materiais alcancem públicos relevantes, consolidando a presença online e a influência da marca.
Segundo pesquisa realizada pela ANK Reputation, a frente de transformação digital foi considerada prioritária por 40% dos CEOs.