O presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner, José Galló, é generoso quando se trata de disseminar conhecimento e cultura. Não guarda para si a inquietação que o move a entender melhor o mundo. Por isso, não hesita em oferecer livros às pessoas de suas relações quando os considera interessantes.
“Eu adoro distribuir conhecimento que possa ser útil. Não desisto. Quando gosto de alguma coisa, penso: quem mais pode gostar disso?”, afirma, sobre o hábito de compartilhar livros.
Confira, a seguir, algumas respostas, inspirações e indicações de títulos que Galló ofereceu ao Reputation Feed:
Reputação em uma frase ou duas:
Prevenir é melhor do que remediar. Reputação tem que ser algo tão importante que se trabalha na prevenção.
E a construção da reputação, por onde começa?
Começa com a liderança maior da empresa.
Qual é o papel das organizações no combate às fake news?
As fake news acabam explorando eventuais fraquezas de uma empresa. Quando acontece, tem de estar muito bem-preparado. Não existe improvisação para combater crises e fake news.
Ao ser atacado, enfrentar ou recuar?
Sempre enfrentar. Mas o enfrentar não significa contra-atacar.
Uma indicação de um livro para navegar mais tranquilamente e com mais eficiência nestes tempos.
Tem de conhecer este mundo. A maior parte dos grandes líderes não conhece as fake news. Então, o livro Os Engenheiros do Caos (de Giuliano Da Empoli).
Qual livro não pode faltar na cabeceira de um CEO e um conselheiro?
Não existe um só livro, mas normalmente não existem mais do que 10 livros. Eu tenho sete livros que marcaram minha vida, mais voltados ao consumidor e ao varejo.
• Além da Fronteira do Core Business, de Chris Zook;
• Posicionamento, de Al Ries e Jack Trout;
• Competição, de Michael Porter;
• O coração da mudança: transformando empresas com a força das emoções, de John P. Kotter e Dan Cohen;
• O Gênio da Zara: A História de Amancio Ortega, o ícone da fast fashion, de Covadonga O’Shea;
• Made in America, de Sam Walton;
• Plataforma: A revolução da estratégia, de Geoffrey G. Parker, Marshall W. van Alstyne, Sangeet Paul Choudary
Qual é o futuro, na sua expectativa?
O futuro é um futuro de muita mudança, de instabilidade e que exige novos ciclos de líderes que consigam ver essas mudanças, transformá-las em inovação em suas empresas e que tenham habilidade para gerar segurança a seus liderados.
• Clique aqui para ler “Marcas com alma resistem mais facilmente a crises, diz Galló”, entrevista de José Galló ao Reputation Feed sobre o impacto nos negócios e na sociedade do mau uso dos algoritmos para disseminar falácia e desinformação