Um ranking das empresas mais inovadoras do mundo acaba se transformando numa espécie de retrato das mais admiradas. É o que se constata a partir da lista das Empresas Mais Inovadoras do Mundo de 2023, divulgada em março pela Fast Company. A relação começa com a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, que massificou o acesso a recursos da Inteligência Artificial, e inclui em quinto lugar o Nubank – única empresa brasileira entre as 50 selecionadas, “por bolar novas formas para as pessoas economizarem”.
A relação, da qual constam também empresas como McDonald’s, Airbnb e Microsoft, é uma síntese do quanto inovação favorece a atração e a retenção de melhores talentos, melhora a imagem da empresa perante os stakeholders e gera vantagem competitiva, contribuindo para fortalecer resultados e o valor de mercado de uma organização. Ao gerar essas vantagens, impacta reputação.
Uma das constatações do levantamento é que começam a desaparecer as diferenças entre empresas de tecnologia e todas as demais. Na medida em que rumam para a transformação digital, mesmo empresas já consolidadas assumem uma nova cultura organizacional. Praticamente toda organização é hoje uma empresa de tecnologia, alega a Fast Company, marca conhecida em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o mundo, criatividade e design.
Clique aqui e saiba mais sobre o estudo e conheça as marcas que são referência em inovação.
Clóvis Malta é jornalista
clovis.malta@ankreputation.com.br