Quem mais ganha reconhecimento com inovação

Ranking da Fast Company vê cada vez menos diferença entre empresas de tecnologia e as demais Clóvis Malta

Pesquisa aponta que empresas já consolidadas também assumem cultura organizacional mais inovadora ao adotarem transformação digital – Foto: Sutterstock

Um ranking das empresas mais inovadoras do mundo acaba se transformando numa espécie de retrato das mais admiradas. É o que se constata a partir da lista das Empresas Mais Inovadoras do Mundo de 2023, divulgada em março pela Fast Company. A relação começa com a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, que massificou o acesso a recursos da Inteligência Artificial, e inclui em quinto lugar o Nubank – única empresa brasileira entre as 50 selecionadas, “por bolar novas formas para as pessoas economizarem”.

A relação, da qual constam também empresas como McDonald’s, Airbnb e Microsoft, é uma síntese do quanto inovação favorece a atração e a retenção de melhores talentos, melhora a imagem da empresa perante os stakeholders e gera vantagem competitiva, contribuindo para fortalecer resultados e o valor de mercado de uma organização. Ao gerar essas vantagens, impacta reputação.

Uma das constatações do levantamento é que começam a desaparecer as diferenças entre empresas de tecnologia e todas as demais. Na medida em que rumam para a transformação digital, mesmo empresas já consolidadas assumem uma nova cultura organizacional. Praticamente toda organização é hoje uma empresa de tecnologia, alega a Fast Company, marca conhecida em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o mundo, criatividade e design.

Clique aqui e saiba mais sobre o estudo e conheça as marcas que são referência em inovação.

Clóvis Malta é jornalista

clovis.malta@ankreputation.com.br

ENQUETE

Quanto você considera que as Eleições 2024 representam riscos de reputação para as empresas?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta
Entrevista
7 MIN.

Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta

Processo deve estar associado a objetivos concretos do negócio e gerar uma evolução natural na empresa

Christianne Schmitt
Leia mais
A pole position é para você?
One to One
2 MIN.

A pole position é para você?

Agora é a hora de largar na frente e fortalecer a reputação

Por Anik Suzuki
Leia mais
Novas habilidades contribuem para jornada de reputação
Board
3 MIN.

Novas habilidades contribuem para jornada de reputação

Ser líder significa gerenciar situações que requerem posicionamento sobre questões da agenda da sociedade

Mariana Mondini
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)