Líderes empresariais tomam decisões importantes no seu dia a dia, mas nem sempre estão preparados mentalmente para as conversas de alto risco que precisam ter – usam argumentos prontos e ideias preconcebidas. Essa falta de flexibilidade, em situações como reuniões sobre desempenho e deliberações sobre investimentos estratégicos, pode impactar o relacionamento, frustrar o objetivo da interação e a reputação do executivo e da empresa.
O especialista em aprendizagem e liderança Jeff Wetzler pensou em uma fórmula para ajudar o líder a passar do que ele chama de certeza defensiva para a curiosidade produtiva nesses momentos: o “Teste de Curiosidade”.
O teste é um autodiagnóstico rápido que estimula a abertura a novas informações e um estado de prontidão mental capaz de melhorar a eficiência em conversas de alto risco, diz o psicólogo, no artigo A maneira certa de se preparar para uma conversa de alto risco, publicado na Harvard Business Review. Autor do livro Faça a pergunta certa (editora Best Business), Wetzler reconhece a força de uma preparação em que o líder já se antecipa, prepara argumentos e objeções e ensaia seus pontos-chave. No entanto, ele acredita que, quando se entra em uma conversa crítica tendo certeza do resultado, a pessoa não busca por novos dados nem examina a questão sob prismas diferentes.
. Você pode ler mais sobre liderança e reputação em entrevista com a consultora e coach de CEOs Vicky Bloch
“A curiosidade aumenta sua capacidade de processar novas informações e de responder criativamente a problemas complexos. Ela ativa os centros de aprendizagem e recompensa do cérebro, aumentando sua capacidade de compreensão e clareza e resolução criativa de problemas. Indivíduos curiosos demonstram maior resiliência ao enfrentar informações inesperadas.”
Faça o teste
O “Teste de curiosidade”, desenvolvido por Wetzler, tem três etapas e não leva, segundo ele, mais de cinco minutos antes de uma conversa importante.
Passo 1 – Localize sua mentalidade atual na Curva da Curiosidade
- A ideia aqui é se conscientizar sobre qual é a sua mentalidade antes de ir para a conversa. Por isso, você deve verificar onde você se encontra na Curva da Curiosidade, um semicírculo formado por duas metades, sendo que cada uma tem três zonas.
- A metade esquerda representa as zonas de certeza: Desdém hipócrita, Rejeição confiante e Tolerância cética.
- A metade direita representa três zonas de curiosidade: Abertura cautelosa, Interesse genuíno e Admiração fascinada.

Segundo Wetzler, a maioria dos líderes reconhece que normalmente entra em conversas de alto risco em uma das zonas de certeza. Esse posicionamento, afirma o especialista, proporciona conforto psicológico e aparente confiança, mas pode prejudicar a eficácia da conversa. Da mesma maneira, o simples ato de reconhecer a mentalidade na Curva da Curiosidade favorece a consciência dos próprios padrões de pensamento – e a autoconsciência é um passo para mudanças de mentalidade.
Passo 2 – Defina sua intenção de curiosidade
Agora, é o momento de identificar qual mentalidade que você deseja adotar. Uma dica de Wetzler é ser ambicioso, mas sem exagero e buscar uma mentalidade viável.
Passo 3 – Faça a si mesmo perguntas curiosas para fazer a mudança
Para ajudar a implementar a mudança para uma mente curiosa, Wetzler recomenda ferramentas como o que chama de “centelhas de curiosidade”, perguntas facilitadoras no processo. Abaixo, cinco delas:
- Com o que a outra pessoa pode estar lutando e que eu desconheço?
- Quais preocupações, razões ou informações boas, não ditas, podem influenciar a discordância dessa pessoa comigo?
- Como minhas palavras ou ações podem afetá-la de maneiras que eu não pretendo?
- Quais suposições incorretas posso estar fazendo sobre a situação, o problema ou a outra pessoa? Mesmo que minhas suposições estejam corretas, o que mais pode estar acontecendo e que eu desconheço?
- Quais insights ou ideias não ditas a outra pessoa pode ter que poderiam resolver a nossa questão?