Diante das mudanças na sociedade, política e tecnologia, os conselhos de administração estão passando por um ponto de inflexão na forma como abordam a gestão da reputação corporativa. Pesquisa do Blue Rubicon Institute mostra que esses fóruns estratégicos estão passando de uma abordagem implícita e pontual para uma abordagem explícita e sistematizada em relação à reputação.
Essa mudança se traduz em uma busca de informações mais detalhadas e precisas sobre a reputação de suas empresas. Assim, uma nova geração de inteligência de negócios voltada para a reputação está emergindo, fornecendo insights construídos a partir de uma análise do impacto específico da reputação sobre o valor do negócio.
Uma das facetas mais significativas do ponto de inflexão que os conselhos e as equipes de liderança enfrentam é a integração da gestão da reputação em todos os aspectos da organização. A consultoria McKinsey destaca que “o engajamento externo não pode ser separado do cotidiano dos negócios; deve ser parte integrante dele”. Nesse movimento, os conselhos também começaram a desafiar e ajudar as equipes executivas a aplicar uma perspectiva de reputação no processo de definição de opções estratégicas, tomada de decisões e alocação de recursos.
“(Conselhos) estão examinando riscos de reputação que podem limitar a execução da estratégia ou comprometer dependências críticas do negócio, implementando medidas rigorosas de mitigação.”
Eles também estão analisando oportunidades para que a reputação construa e sustente vantagens competitivas no longo prazo, alinhando a estratégia de reputação à estratégia corporativa e fornecendo um arcabouço e uma narrativa para os planos em nível divisional, regional e de unidades de negócio. Além disso, estão examinando os riscos de reputação que podem limitar a execução da estratégia ou comprometer dependências críticas do negócio, implementando medidas rigorosas de mitigação. Subjacente a tudo isso, está a necessidade de garantir que a empresa identifique e estabeleça os indicadores corretos para monitorar e revisar o desempenho e os impactos da reputação.
Ao fortalecer o entendimento da reputação, melhorar a análise e os indicadores, aprimorar a expertise e as capacidades do conselho e integrar a gestão da reputação em todas as áreas da organização, os conselhos de administração contribuem significativamente para o sucesso e o crescimento sustentável de suas empresas.
Andiara Petterle é conselheira de Administração e especialista em transformação digital
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