A pole position é para você?

Agora é a hora de largar na frente e fortalecer a reputação Por Anik Suzuki

Focar em execução é imprescindível para estar no podium – Foto: Shutterstock

Lá se foram os primeiros 40 dias do ano, e ainda estamos ouvindo predominantemente a respeito de incertezas políticas e econômicas, crises institucionais e sociais, prognósticos negativos e desejos de “boa sorte” daqueles que perdem o amigo, mas não perdem a piada.

Particularmente, acredito que parte da responsabilidade de quem influencia e desenvolve o mercado – empresas e empresários, instituições, executivos, lideranças e formadores de opinião, entre outros grupos – é também gerar otimismo e favorabilidade. Afinal, como todos sabemos, expectativas importam, e a economia também vive disso.

Mas, voltando aos nossos dias de incertezas, vejo no momento as empresas divididas em dois grupos: as que reduziram velocidade, focadas na gestão de custos, enquanto aguardam maior clareza no cenário interno e externo; e um grupo menor, que percebeu a concorrência puxando o freio de mão e decidiu aproveitar para fazer o contrário, acelerar.

No racional dessas empresas, que consideram a incerteza uma marca do nosso tempo e, portanto, não irão esperar por calmaria no Brasil ou por estabilidade global, está a convicção da enorme oportunidade aberta, quando a concorrência reduz velocidade. E não posso concordar mais: agora é a hora de largar na frente, de fortalecer sua reputação, de se posicionar, se diferenciar e de comunicar, comunicar, comunicar. Mire a pole position e não pare até chegar lá. Não terceirize o seu crescimento e avanço empresarial e de carreira para terceiros ou para questões sobre as quais você não tem controle. Reforce e inspire a equipe. Invista. Investigue. Desenvolva as estratégias e se concentre em tirá-las do papel.

Em tempos de incerteza, largar primeiro e focar em execução são imprescindíveis para estar no podium. E, afinal, quem está nele tem a melhor visão do que está à frente.

Anik Suzuki é CEO da ANK Reputation

anik@ankreputation.com.br

*Artigo publicado no LinkedIn em 8 de fevereiro de 2023


ENQUETE

Na sua opinião, o uso excessivo do celular afeta a imagem e a reputação pessoal?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Pedro Parente: Reputação impacta em tudo o que é relevante para a empresa
Entrevista
9 MIN.

Pedro Parente: Reputação impacta em tudo o que é relevante para a empresa

Gestor de grandes companhias e ex-ministro abre série de entrevistas sobre perspectivas para o Brasil e o papel da reputação para impulsionar as empresas e a economia

Anik Suzuki, Christianne Schmitt e Lucia Ritzel

Leia mais
Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta
Entrevista
7 MIN.

Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta

Processo deve estar associado a objetivos concretos do negócio e gerar uma evolução natural na empresa

Christianne Schmitt
Leia mais
O papel do líder na reputação da empresa
Artigo
3 MIN.

O papel do líder na reputação da empresa

Gestores têm de transmitir confiança para preservar a reputação da empresa e de líderes

Por Lorival Luz
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)