
Três executivas brasileiras estão entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo de negócios em 2025, segundo a lista da revista Fortune, que chega ao seu 28º ano. Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, em 64º lugar, e Magda Chambriard, CEO da Petrobras, em 95º, já integravam o ranking. A novidade é a entrada de Lívia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, na 91ª posição.
Em relação à Tarciana, a publicação destaca que ela é a primeira mulher a comandar a instituição em 213 anos. Também informa que a presidente do BB teve, como parte de sua estratégia de crescimento, o apoio e o financiamento a grupos diversos, como o agronegócio.
Sobre Magda, a Fortune observa que a executiva assumiu a Petrobras em um momento difícil. No entanto, chama atenção para o fato de que os investimentos em baixo carbono mais do que dobraram sob a sua liderança.
Já sobre Lívia, a revista retoma o crescimento que ela liderou no Nubank enquanto gerente nacional, antes de assumir o comando da instituição no país.
Para elaborar o ranking, a revista considera o porte e a saúde financeira da empresa, assim como a trajetória profissional, influência, inovação e os esforços das executivas para melhorar os negócios.
A lista da Fortune é liderada por Mary Barra, CEO da Ford; Julie Sweet, da Accenture; e Jane Fraser, do Citigroup.