
Fundamental para o bom funcionamento e a cultura das empresas, a comunicação também é estratégica para construir confiança e fortalecer a reputação das organizações. O que parece óbvio, nem sempre é fácil. As transformações tecnológicas, as mudanças de comportamento, os novos formatos de trabalho e as múltiplas formas de interação exigem ainda mais disciplina e método para praticar uma comunicação eficiente no ambiente corporativo.
Com consistência e metodologia, porém, é possível se comunicar bem. Em artigo na Kellogg Insight, revista da Kellogg School of Management, o editor sênior Abraham Kim reúne cinco estratégias baseadas em pesquisas e discussões acadêmicas de especialistas e professores* para ajudar a melhorar a interação no trabalho. As dicas são dirigidas principalmente para líderes, mas valem para todos os colaboradores (que também são responsáveis pela reputação das empresas nas quais atuam).
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As cinco estratégias
1. Organize equipes para compartilhar informações de forma eficiente
Entre as estratégias de comunicação estudadas por um grupo de pesquisadores, a considerada mais eficiente é a que ocorre quando as equipes são organizadas em dois tipos: os times do núcleo e os periféricos. Segundo o estudo, os times do centro compartilham praticamente todas as informações entre si. Já, os times periféricos conversam dentro do próprio time e envolvem equipes do centro, quando necessário. Assim, as equipes do centro ficam totalmente informadas a respeito das questões mais relevantes, enquanto as demais podem se concentrar em seu trabalho específico.
2. Aceite a vulnerabilidade para construir confiança
Em um contexto profissional, é preciso transmitir confiança. No entanto, confiar pode representar vulnerabilidade. Por exemplo, em um projeto colaborativo, você espera que seu colega termine a parte dele a tempo e com alta qualidade, mas se isso não ocorrer, haverá custos reais também para você. A outra opção é expressar a falta de confiança com microgerenciamento. Ou seja, confiança e vulnerabilidade vêm com riscos e a chave está em equilibrá-los.
3. Encontre um equilíbrio entre a comunicação presencial e a digital
Os novos formatos de trabalho depois da Covid 19, com a redução das interações presenciais, podem afetar a comunicação e são um desafio para as empresas em relação à colaboração, ao engajamento e à cultura organizacional. E, como não são raros os casos em que os próprios decidem qual trabalho fazer remotamente, empresas e líderes precisam estar cientes sobre o problema e definir quando é mais necessária a colaboração presencial dos funcionários.
4. Seja claro e convincente ao falar sobre trabalho
Líderes e colaboradores têm de aproveitar todas as oportunidades para causar boa impressão, se destacar e se tornar uma referência quando falam sobre o próprio trabalho ou carreira. É comum as pessoas errarem para mais ou para menos ao descrever sua atuação. O segredo é ser conciso e envolvente, ao mesmo tempo.
5. Saiba quando ficar em silêncio para abrir espaço para os outros
Já foi mais comum, mas quantas vezes o líder sênior da sala domina a reunião, sem dar chance para os demais participantes? Com esse tipo de atitude, os líderes deixam de perceber e valorizar talentos e ainda acabam desestimulando os presentes a se manifestarem. Por isso, a dica para os líderes é ouvir.
* O artigo cita pesquisas e insights dos professores da Kellogg School Niko Matouschek, Michael Powell, Bryony Reich, Eli J. Finkel, Jillian Chown, Craig Wortmann, Sanjay Khosla.