Cinco estratégias para a comunicação eficiente no trabalho

Artigo na Kellogg Insight elenca dicas para ajudar líderes e colaboradores na habilidade fundamental para o funcionamento e a reputação das empresas

Redação Reputation Feed

Comunicação é estratégica para construir confiança – Foto: Shutterstock

Fundamental para o bom funcionamento e a cultura das empresas, a comunicação também é estratégica para construir confiança e fortalecer a reputação das organizações. O que parece óbvio, nem sempre é fácil. As transformações tecnológicas, as mudanças de comportamento, os novos formatos de trabalho e as múltiplas formas de interação exigem ainda mais disciplina e método para praticar uma comunicação eficiente no ambiente corporativo.

Com consistência e metodologia, porém, é possível se comunicar bem. Em artigo na Kellogg Insight, revista da Kellogg School of Management, o editor sênior Abraham Kim reúne cinco estratégias baseadas em pesquisas e discussões acadêmicas de especialistas e professores* para ajudar a melhorar a interação no trabalho. As dicas são dirigidas principalmente para líderes, mas valem para todos os colaboradores (que também são responsáveis pela reputação das empresas nas quais atuam).

1. Organize equipes para compartilhar informações de forma eficiente

Entre as estratégias de comunicação estudadas por um grupo de pesquisadores, a considerada mais eficiente é a que ocorre quando as equipes são organizadas em dois tipos: os times do núcleo e os periféricos. Segundo o estudo, os times do centro compartilham praticamente todas as informações entre si. Já, os times periféricos conversam dentro do próprio time e envolvem equipes do centro, quando necessário. Assim, as equipes do centro ficam totalmente informadas a respeito das questões mais relevantes, enquanto as demais podem se concentrar em seu trabalho específico.

2. Aceite a vulnerabilidade para construir confiança

Em um contexto profissional, é preciso transmitir confiança. No entanto, confiar pode representar vulnerabilidade. Por exemplo, em um projeto colaborativo, você espera que seu colega termine a parte dele a tempo e com alta qualidade, mas se isso não ocorrer, haverá custos reais também para você. A outra opção é expressar a falta de confiança com microgerenciamento. Ou seja, confiança e vulnerabilidade vêm com riscos e a chave está em equilibrá-los.

3. Encontre um equilíbrio entre a comunicação presencial e a digital

Os novos formatos de trabalho depois da Covid 19, com a redução das interações presenciais, podem afetar a comunicação e são um desafio para as empresas em relação à colaboração, ao engajamento e à cultura organizacional. E, como não são raros os casos em que os próprios decidem qual trabalho fazer remotamente, empresas e líderes precisam estar cientes sobre o problema e definir quando é mais necessária a colaboração presencial dos funcionários.

4. Seja claro e convincente ao falar sobre trabalho

Líderes e colaboradores têm de aproveitar todas as oportunidades para causar boa impressão, se destacar e se tornar uma referência quando falam sobre o próprio trabalho ou carreira. É comum as pessoas errarem para mais ou para menos ao descrever sua atuação. O segredo é ser conciso e envolvente, ao mesmo tempo.

5. Saiba quando ficar em silêncio para abrir espaço para os outros

Já foi mais comum, mas quantas vezes o líder sênior da sala domina a reunião, sem dar chance para os demais participantes? Com esse tipo de atitude, os líderes deixam de perceber e valorizar talentos e ainda acabam desestimulando os presentes a se manifestarem. Por isso, a dica para os líderes é ouvir.

* O artigo cita pesquisas e insights dos professores da Kellogg School Niko Matouschek, Michael Powell, Bryony Reich, Eli J. Finkel, Jillian Chown, Craig Wortmann, Sanjay Khosla.


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