Prioridades dos líderes 2025

A transformação digital e a atualização tecnológica são pilares de sobrevivência das empresas e estão no foco dos líderes das organizações no país. E, reafirmando o que deve ser a essência de todas as empresas, essas prioridades estão centradas nas pessoas, pois são vistas pelos gestores como indissociáveis das habilidades humanas para geri-las e aplicá-las de maneira estratégica, como aponta a sondagem “As prioridades da alta liderança para 2025”, recém-divulgada pela ANK Reputation.
“Há uma nova mentalidade orientada para soluções e não apenas para diagnósticos. Quando os líderes reconhecem sua própria influência e responsabilidade nas dinâmicas empresariais, criam um ambiente mais propício para soluções eficazes e inovadoras.”
O levantamento mostra que as prioridades dos líderes para o ano são divididas em três principais pilares: pessoas, sob aspectos como cultura, desenvolvimento e retenção; transformação do negócio, com atualização tecnológica e transformação digital; e reputação e marca, para assegurar o amanhã. Fica claro, na visão de gestores e altos executivos, que as empresas não podem seguir uma jornada sustentável sem a integração dessas frentes e que, na base delas, existe algo em comum, que são as pessoas.
Particularmente, considero extremamente positiva a atitude dos líderes que se manifestaram no estudo ao atribuírem um peso maior às variáveis que estão sob sua responsabilidade, em vez de apontarem para fatores externos fora de seu controle. Um posicionamento que demonstra maturidade e capacidade de autorresponsabilização de quem está no comando de nossas empresas. Com isso, os líderes se concentram naquilo que podem transformar dentro de suas organizações.
Esse senso de autorresponsabilização é um sinal claro da evolução do modelo de liderança e de gestão empresarial no país. Demonstra uma nova mentalidade em desenvolvimento orientada para a resolução e para avanços, não apenas para diagnósticos. Quando os líderes assumem sua responsabilidade e reconhecem sua própria influência nas dinâmicas empresariais, mudam tanto a si quanto o seu entorno, criando um ambiente baseado na realidade dos fatos e mais propício para a busca de soluções eficazes e inovadoras.
Da mesma forma, enxerguei a mim mesmo e ao meu sócio, Claudio Carrara, e as lideranças da empresa, ao constatar, na sondagem, que o otimismo responsável define o tom dos entrevistados quando o assunto é 2025. Os desafios serão grandes, mas as oportunidades também. Cada superação nos torna ainda mais preparados para o próximo passo. Aqueles que souberem se antecipar às tendências e agir estrategicamente terão uma vantagem competitiva importante. O caminho já é conhecido: investir nas pessoas, acelerar a transformação digital e fortalecer a reputação corporativa.
Telmo Costa é fundador e CEO da Meta, empresa brasileira de inovação e tecnologia
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