Pessoas, tecnologia e reputação na estratégia dos negócios

Empresas e líderes que antecipam tendências e agem estrategicamente têm vantagem competitiva

Por Telmo Costa

Prioridades dos líderes 2025

Telmo avalia que senso de protagonismo apontado no estudo é sinal de evolução na gestão – Foto: Júlio Cordeiro/Reputation Feed

O levantamento mostra que as prioridades dos líderes para o ano são divididas em três principais pilares: pessoas, sob aspectos como cultura, desenvolvimento e retenção; transformação do negócio, com atualização tecnológica e transformação digital; e reputação e marca, para assegurar o amanhã. Fica claro, na visão de gestores e altos executivos, que as empresas não podem seguir uma jornada sustentável sem a integração dessas frentes e que, na base delas, existe algo em comum, que são as pessoas.

Particularmente, considero extremamente positiva a atitude dos líderes que se manifestaram no estudo ao atribuírem um peso maior às variáveis que estão sob sua responsabilidade, em vez de apontarem para fatores externos fora de seu controle. Um posicionamento que demonstra maturidade e capacidade de autorresponsabilização de quem está no comando de nossas empresas. Com isso, os líderes se concentram naquilo que podem transformar dentro de suas organizações.

Esse senso de autorresponsabilização é um sinal claro da evolução do modelo de liderança e de gestão empresarial no país. Demonstra uma nova mentalidade em desenvolvimento orientada para a resolução e para avanços, não apenas para diagnósticos. Quando os líderes assumem sua responsabilidade e reconhecem sua própria influência nas dinâmicas empresariais, mudam tanto a si quanto o seu entorno, criando um ambiente baseado na realidade dos fatos e mais propício para a busca de soluções eficazes e inovadoras.

Da mesma forma, enxerguei a mim mesmo e ao meu sócio, Claudio Carrara, e as lideranças da empresa, ao constatar, na sondagem, que o otimismo responsável define o tom dos entrevistados quando o assunto é 2025. Os desafios serão grandes, mas as oportunidades também. Cada superação nos torna ainda mais preparados para o próximo passo. Aqueles que souberem se antecipar às tendências e agir estrategicamente terão uma vantagem competitiva importante. O caminho já é conhecido: investir nas pessoas, acelerar a transformação digital e fortalecer a reputação corporativa.


Os artigos assinados refletem a opinião dos autores

Baixe o relatório completo da sondagem

ENQUETE

Quem é você nas redes sociais?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

CEOs elegem o desenvolvimento e a gestão de pessoas como prioridade número 1 em 2025
Board
4 MIN.

CEOs elegem o desenvolvimento e a gestão de pessoas como prioridade número 1 em 2025

Estudo inédito da ANK Reputation mostra frentes prioritárias das empresas, o papel da reputação na estratégia das organizações, maiores riscos aos negócios e o que ‘tira o sono’ da alta liderança

Redação Reputation Feed

Leia mais
Estudo da ANK Reputation é divulgado na Forbes
Curadoria ANK
2 MIN.

Estudo da ANK Reputation é divulgado na Forbes

Empresários, executivos C-Level e consultorias organizacionais e de carreira analisam aspectos da sondagem sobre prioridades da alta liderança para 2025

Redação Reputation Feed

Leia mais
Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta
Entrevista
7 MIN.

Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta

Processo deve estar associado a objetivos concretos do negócio e gerar uma evolução natural na empresa

Christianne Schmitt
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)