
A ESCP, da França, lidera o ranking de programas de mestrado pré-profissionais em finanças do Financial Times em 2025. Além de apoiar o desenvolvimento de executivos, cursos de excelência no currículo contribuem para a construção da jornada de reputação das lideranças.
Três outras francesas (Skema, Essec e HEC Paris) também estão entre as cinco primeiras colocadas, juntamente com a Faculdade de Economia e Administração da Universidade Tsinghua, em Pequim. Nenhuma instituição do Brasil faz parte da lista.
O ranking de programas de mestrado pré-profissionais em finanças oferecidos por 70 instituições, todas credenciadas, utiliza dados fornecidos pelas instituições e seus ex-alunos três anos após a conclusão dos cursos. O levantamento é ponderado conforme categorias como salário, progressão na carreira e serviço de carreira.
Concorrência chinesa e maiores salários
Apesar de manter o bom desempenho no ranking, as escolas europeias têm enfrentado o aumento da concorrência das escolas chinesas. Além de boas colocações no levantamento geral, as instituições da China se destacam por terem entre os ex-alunos os que têm os maiores salários médios – quando ajustados pela paridade internacional do poder de compra.
Neste quesito, estão entre as primeiras, a própria Faculdade de Economia e Administração da Universidade Tsinghua, seguidas pela Universidade de Pequim: Guanghua e pelo Instituto Avançado de Finanças de Xangai da SJTU.
O levantamento mostra que os salários médios relatados para ex-alunos em todos os programas classificados caíram quase 4%, para US$ 90.254 este ano, após subirem nos últimos quatro anos até de US$ 93.737, em 2024.
Carreiras mais procuradas
Segundo a pesquisa, as carreiras mais populares para ex-alunos de mestrado em finanças são em banco de investimento e consultoria, seguidas por private equity, gestão de ativos e private banking.
A maior parte dos ex-alunos apontou que melhores oportunidades de carreira e maior potencial de ganho foram os principais motivos para se matricularem em um curso mestrado de finanças.
Este ano, o Financial Times não classificou os cursos de mestrado pós-profissional em finanças porque poucas instituições atendiam aos critérios de elegibilidade.
As 10 primeiras do ranking em 2025
* Em programas de mestrado pré-profissionais
- ESCP Business School (França)
- Skema Business School (França)
- Tsinghua University School of Economics and Management (China)
- Essec Business School (França)
- HEC Paris (França)
- Nova School of Business and Economics (Portugal)
- Shanghai Advanced Institute of Finance at SJTU (China)
- London Business School (Reino Unido)
- University of St Gallen (Suíça)
- Peking University: Guanghua (China)
Fonte: Financial Times