Silvio Santos, a arte da comunicação e o legado de um visionário

Por seu carisma, empatia e ideias inovadoras, executadas com paixão, trabalho e dedicação, o empresário esteve sempre à frente de seu tempo

Clóvis Malta

Silvio Santos - morre- televisão - reputação - Reputation Feed - ANK Reputation
Silvio Santos, que conquistou gerações de brasileiros, faleceu no sábado (17/8) – Foto: Roberto Nemanis SBT / Divulgação

A morte de Silvio Santos, aos 93 anos, marca um capítulo importante na história da comunicação e do empreendedorismo no Brasil. Silvio foi um visionário que revolucionou a televisão e, a partir de sua habilidade em se comunicar com diferentes públicos e de criar marcas fortes, construiu um império midiático que estende sua atuação por diferentes áreas. O próprio Senor Abravanel, como foi registrado ao nascer, conseguiu transformar o nome que adotou em uma das marcas pessoais mais fortes do Brasil, associada ao sinônimo de empreendedorismo de sucesso e credibilidade.

Silvio Santos
12/12/1930 – 17/8/2024

A marca pessoal Silvio Santos, com a qual conquistou gerações de brasileiros de diferentes idades, níveis sociais e culturais, foi trabalhada desde a forma como se vestia até o modo peculiar de interagir com o público, com seus conhecidos bordões. Silvio sempre se apresentou como um homem comum, alguém com quem pessoas de todas as origens tinham facilidade de se identificar, como se fosse da família.

Muitas vezes, o próprio Silvio abria a porta de sua casa, no Brasil ou nos Estados Unidos, para atender alguém da imprensa em busca de informações sobre decisões estratégicas de seu conglomerado. O empresário se divertia, à vontade diante de câmeras e microfones, ao insistir que não poderia dar informações. Essa autenticidade estendeu-se à relutância em se aposentar, justificando amar o que fazia e reafirmando sua determinação de continuar animando auditórios e telespectadores enquanto tivesse saúde e disposição. Foi o que fez até descontinuar suas atividades recentemente.

Como a maioria dos empreendedores de sua geração, Silvio teve acertos e erros em sua trajetória corporativa. Mas até os erros na atividade empresarial e em suas incursões políticas sempre se mostraram pequenos diante do tamanho de sua marca pessoal e sem potencial para afetar seu colchão de reputação. Entre recordes de audiência e insucessos, o império que construiu chegou a faturar mais de um bilhão de reais.

Foi durante o período em que, adolescente, vendia capas de plástico para título de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro que Silvio Santos descobriu seu talento para a comunicação. O carisma e a habilidade para entreter as pessoas o levaram a trabalhar como locutor de rádio, dando os primeiros passos no mundo do entretenimento. Mas foi nos anos 1950, já em São Paulo, que sua carreira decolou. Em 1958, fundou o Baú da Felicidade, que inicialmente vendia títulos de capitalização com o sorteio de prêmios. Com o surgimento da televisão, com o qual se confunde, Silvio começou a se apresentar em programas, destacando-se imediatamente por seu estilo único e espontâneo. O Programa Silvio Santos, que estreou em 1963, entrou para a história como um dos mais longevos da televisão brasileira.

Nos anos 60, junto com a plateia que cativou com seu estilo único – Foto: Acervo SBT / Divulgação

Em 1981, Silvio realizou um dos maiores feitos de sua carreira ao adquirir a TVS, que se transformaria no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), consolidando-se como uma das principais redes de televisão do país. O empreendedor, conhecido internamente como Patrão, conseguiu transformar o SBT em uma marca forte e reconhecida nacionalmente. Paralelamente ao seu sucesso na TV, ergueu um império empresarial, o Grupo Silvio Santos, que inclui empresas em áreas como cosméticos, seguros e financeira, entre outros.

O talento para se comunicar

Provavelmente, nada disso teria sido possível sem o talento natural para a comunicação e o entretenimento de Silvio, características que o tornaram um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira. Essas qualidades impactaram tanto sua carreira quanto suas empresas, inspirando o mundo corporativo de maneira geral. A capacidade de se conectar com o público, o estilo de comunicação acessível, direto e carismático, foram a base para sua popularidade e sucesso empresarial.

Silvio mostrou na prática de suas atividades, e ao vivo, a importância de uma comunicação clara, empática e autêntica para construir reputação e confiança. Sua linguagem simples, seu humor inteligente e sua capacidade de improvisar o tornaram um ícone da televisão brasileira, deixando lições para líderes que desejam se conectar melhor com seu público e equipe.

Essa habilidade incomum de se relacionar de forma direta, criando uma conexão emocional com o público, foi fundamental para a consolidação do Grupo Silvio Santos. Outra característica marcante de Silvio foi sua capacidade de improvisar e de se adaptar, reforçando a importância da flexibilidade em um mundo em constante mudança no qual a concorrência se move o tempo todo.

Silvio tinha a capacidade de se reinventar continuamente, adaptando-se a diferentes formatos e públicos. Era um mestre da improvisação. Essa aptidão ajudou-o a enfrentar diversas crises e a se manter relevante por décadas. Por suas ideias inovadoras, colocadas em prática com paixão, trabalho e dedicação, o empresário sempre esteve à frente de seu tempo.

Pioneiro na valorização de talentos nacionais, Silvio abriu caminho para artistas, apresentadores e jornalistas que se tornariam ícones da TV brasileira. Foi responsável direto pelo lançamento de grandes nomes do entretenimento, como Gugu Liberato e Hebe Camargo, entre muitos outros.

Apego à família e sucessão

A relutância em largar o microfone não o impediu de encaminhar a sucessão para garantir a continuidade de seu legado. Silvio atraiu líderes do mercado para gerir seu império e sempre demonstrou confiança na capacidade das filhas de continuarem seu trabalho e manterem vivo o que a família Abravanel acumulou ao longo do tempo.

Silvio foi sempre muito apegado à família. O primeiro casamento foi com Cidinha, com quem teve as filhas Cintia e Silvia. Com a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978, teve mais quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. As filhas deram ao apresentador 14 netos e quatro bisnetos.

Renata Abravanel, presidente do Conselho de Administração e presidente do SBT, é sugerida pela mídia como candidata a futura gestora dos negócios da família. Como vice-presidentes, estão as filhas Daniela Beyruti e Rebeca Abravanel, também diretora executiva da Jequiti, enquanto Patricia Abravanel é uma das apresentadoras mais conhecidas do SBT, apontada como a sucessora artística natural de Silvio Santos. Silvia Abravanel também se destacou como apresentadora, enquanto Cintia Abravanel comanda o Teatro Imprensa, do Grupo Silvio Santos.

Ao sucumbir a uma pneumonia, Silvio deixa um legado que não é apenas de sucesso financeiro ou fama. Sua fortuna é estimada em R$ 1,6 bilhão, de acordo com o ranking de 2023 da revista Forbes. Mas o que fica de mais relevante é a inspiração para milhões de pessoas que sonham em alcançar algo maior. Silvio Santos mostrou que, com trabalho duro, talento e determinação, é possível superar os obstáculos de uma jornada empresarial e transformar sonhos em realidade.

.Clóvis Malta é jornalista
clovis.malta@ankreputation.com.br

. Clique aqui para acessar a página do SBT que relembra a trajetória do empresário e comunicador


ENQUETE

Na sua opinião, o uso excessivo do celular afeta a imagem e a reputação pessoal?
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(1 comentário)
  1. Natalia

    , comentou

    I have been browsing online more than 2 hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did,
    the net will be much more useful than ever before.

    my blog moo55 สล็อต