
Se Gramado é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil, isso não se deve apenas às paisagens, à gastronomia e à recepção aos visitantes de um dos roteiros mais buscados da Serra gaúcha. A reputação de um destino é resultado direto de um esforço coletivo e contínuo, afirmou a diretora de Produto e Pessoas da ANK Reputation, Lidiane Amorim, em capacitação a representantes locais do setor.
“A reputação de Gramado não pertence a Gramado”, ressaltou Lidiane. “A reputação é construída por todos os sinais que emitimos, em todos os pontos de contato: desde a hospitalidade até a qualidade da infraestrutura, atendimento, comunicação, e muitos outros”, acrescentou.

Com o título Reputação no centro do posicionamento estratégico do destino turístico, o encontro discutiu as mudanças de comportamento nas escolhas de roteiros turísticos nos últimos anos, o impacto reputacional no posicionamento dessas regiões e o papel do trade na construção da jornada de reputação do reconhecido polo turístico nacional.
Geração de experiências e memórias positivas
No caso de um destino turístico, esses sinais dependem da atuação de múltiplos atores, como o poder público, o trade, a comunidade local, turistas, influenciadores e imprensa. Assim, uma boa reputação depende da geração de experiências e memórias positivas em todos os pontos de contato.
Lidiane lembrou que, hoje, mais de 85% dos brasileiros consultam avaliações antes de escolher um destino e que essa escolha é impulsionada por segurança, custo-benefício, bom clima, paisagens naturais e gastronomia. “Experiências individuais viraram referência pública. Gramado está sendo avaliada em tempo real, todos os dias”, disse.
Novos riscos reputacionais
Entre outros temas abordados, Lidiane tratou sobre os novos riscos que afetam marcas e destinos turísticos: expectativa crescente dos consumidores, crise climática, pressão por práticas ESG, cultura do cancelamento, polarização política e redes sociais como novo SAC. “A reputação amplia a visibilidade, mas também a cobrança e a vigilância pública. Estar preparado é essencial.”
Ao encerrar, Lidiane fez um convite à ação conjunta, porque a jornada reputacional é um trabalho de corresponsabilidade entre todos os atores do município. Da recepção calorosa em hotéis aos comentários nas redes sociais, tudo comunica e conta. “Autenticidade, consistência e coesão contribuem para evitar ruídos e reforçar o valor percebido do destino, atraindo investimentos, fortalecendo a identidade local e gerando prosperidade para a comunidade”, concluiu.
O evento fez parte de uma série de capacitações para o trade promovidas pela Secretaria de Turismo do município.
Boas práticas para a reputação positiva do destino turístico:
• Tenha clareza dos diferenciais e comunique com autenticidade;
• Entregue mais do que promete;
• Valorize quem faz o destino acontecer: pessoas, cultura local, comunidade;
• Mantenha uma “poupança de reputação”: conduta ética e consistência nas ações;
• Prepare-se para crises com planos, governança e capacitação.
. Ismael Cardoso é jornalista e consultor da ANK Reputation
Ismael.cardoso@ankreputation.com.br