Prioridades dos líderes 2025

Você, provavelmente, já deve ter se questionado sobre o que é decisivo na hora da escolha de uma determinada marca de produto ou serviço.
Minha experiência em vendas, numa área de alta competição, me diz que a resposta está menos no marketing, de ganhos imediatos, e mais num ativo intangível que se reflete em resultados tangíveis e duradouros: reputação. Por isso, não fico surpreso em ver “Reputação e marca” como a quarta frente mais citada entre “As prioridades da alta liderança para 2025” na sondagem da ANK Reputation, e a segunda entre CEOs.
“Amor não se impõe, se conquista com coerência, com entrega, com valores inegociáveis, com um histórico de aperfeiçoamento contínuo que as pessoas reconhecem e valorizam. Isso se alcança com o engajamento integral de todo o time, de toda pessoa que veste a camiseta da empresa.”
Ano desafiador exige reputação sólida, que gera admiração e traz resultados a longo prazo. A marca tem que ser memorável, para mexer com as emoções nos momentos em que faz a diferença. Tem que fidelizar clientes pelo valor percebido. A construção disso envolve aspectos multifatoriais, sempre alinhados às expectativas das pessoas.
Você pode ter um ótimo portfólio, mas se seu atendimento falha, a confiança evapora. Você pode ter uma distribuição impecável, mas se seu propósito é frágil, ninguém se conecta. Você pode ter o melhor produto, o maior investimento em marketing, mas se sua história não emociona, esse produto está condenado a ser percebido como apenas mais um, muito parecido com todos os outros, e tanto faz.
Tenho o privilégio de trabalhar no Brasil com uma marca global muito associada a reuniões e celebrações, que não busca ser a mais vendida, mas, sim, a mais amada. E amor não se impõe, se conquista. Conquista-se com coerência, com entrega, com valores inegociáveis, com um histórico de aperfeiçoamento contínuo que as pessoas reconhecem e valorizam. E isso se alcança com o engajamento integral de todo o time, de toda pessoa que veste a camiseta da empresa.
Quando nos unimos com esse objetivo, podemos escolher onde queremos estar: disputando preço, brigando por volume ou construindo uma marca que as pessoas defendem sem que ninguém precise pedir, pois é única. No nosso caso específico, por valorizar a origem, a independência e preservar a essência artesanal há cinco gerações, mesmo produzindo, hoje, em grandes volumes.
Não existe fórmula mágica, fácil e definitiva para construir uma reputação impecável e com impacto nos negócios. Existe um trabalho permanente, que consiste em manter o foco no cliente, investir em qualidade, comunicar de forma transparente, cultivar relacionamentos duradouros, mais ações constantes que as transformações exigem e que o tempo nos ensina.
A marca, afinal, é o compromisso que a empresa assume com o cliente. A reputação é a garantia de que esse trato será cumprido. É isso o que explica a opção do consumidor por uma determinada marca e é o que ajuda a entender a atenção dos líderes ao tema, demonstrada pela sondagem.
Thiago Coelho é diretor geral da Cervejaria Estrella Galicia Brasil
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