Suzano é a empresa mais inovadora do país

As 10 primeiras do ranking Valor Inovação têm em comum investimentos em pesquisa e transformação digital, o que contribui para fortalecer a reputação Redação Reputation Feed

Suzano subiu 14 degraus até o topo em relação ao ano passado – Foto: Divulgação Suzano

As dez empresas mais inovadoras do Brasil têm em comum investimentos de longo prazo nessa área e o tratamento do tema como pilar estratégico. O ranking Valor Inovação Brasil 2023, baseado em pesquisa feita em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC, coloca no topo a Suzano, seguida por Petrobras, Hospital Israelita Albert Einstein, Embraer, WEG, Natura Cosméticos, Vale, Grupo Boticário, Mercado Livre e CNH Digital. A primeira colocada saiu do 14º lugar no ano passado para o topo do ranking, conquistando também a liderança no setor de papel e celulose.

Inovação e reputação corporativa são questões interligadas, pois investimentos em pesquisa e desenvolvimento e transformação digital melhoram a percepção de uma organização tanto sob o ponto de vista da qualidade dos produtos e serviços quanto do relacionamento com os clientes. Os setores de atuação das dez empresas selecionadas entre as 150 que mais se destacam nessa área estão no quadro abaixo, e a reportagem do jornal Valor Econômico pode ser acessada clicando aqui.

As 10 primeiras e os setores a que pertencem:

Fonte: Valor

A metodologia do anuário Valor Inovação Brasil, com as 150 empresas destacadas, reúne critérios capazes de medir o investimento constante das empresas em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A nona edição da pesquisa acompanhou o desempenho e a disciplina das companhias para identificar as mais inovadoras do país. O objetivo do anuário é medir a capacidade de inovação, avaliando competências como criatividade, capacidade para gerar conhecimento e a aplicação estratégica das novas tecnologias.


O questionário permite que empresas dos mais diferentes setores participem, detalhando suas iniciativas e trazendo qualidade e diversidade para a amostra. Nessa edição, 280 empresas se inscreveram na pesquisa, sendo que 253 foram elegíveis. Nesse ano, cerca de mil cases foram analisados. Os projetos apresentados geraram ativos de propriedade intelectual, como patentes, demonstrando a orientação para gerar valor a partir do conhecimento.


ENQUETE

As enchentes no Rio Grande do Sul tiveram algum impacto na imagem da sua empresa a ponto de levá-la a promover mudanças na gestão de reputação?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta
Entrevista
7 MIN.

Transformação digital amplia potencial com reputação, diz Telmo Costa, CEO da Meta

Processo deve estar associado a objetivos concretos do negócio e gerar uma evolução natural na empresa

Christianne Schmitt
Leia mais
Quem mais ganha reconhecimento com inovação
Curadoria ANK
2 MIN.

Quem mais ganha reconhecimento com inovação

Ranking da Fast Company vê cada vez menos diferença entre empresas de tecnologia e as demais

Clóvis Malta
Leia mais
Executivos de valor são premiados
Curadoria ANK
2 MIN.

Executivos de valor são premiados

Um total de 23 líderes foram reconhecidos, 12 pela primeira vez, em distinção do jornal Valor Econômico reconhecidos pela primeira vez

Redação Reputation Feed
Leia mais
Quem lidera no Brasil em força de marca
Curadoria ANK
2 MIN.

Quem lidera no Brasil em força de marca

Ranking da Interbrand leva em conta metodologia própria e atributos como coerência ética e confiança

Redação Reputation Feed
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)