Indústria reforça o foco em ecoinovação

Quase metade já tem projetos ou planos de ação formal nessa área, acompanhando a tendência global

Redação Reputation Feed

Maior desafio é a falta de trabalhadores qualificados – Imagem: Shutterstock

Dois temas associados diretamente à reputação das empresas – inovação e atenção ao meio ambiente – estão no radar de quase metade das indústrias brasileiras. Embora o ritmo dos avanços já pudesse ser maior, a velocidade da atenção ao tema se acelerou, aponta estudo recém divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre as empresas consultadas, 47% afirmaram ter projetos ou planos de ação formal em ecoinovação. As mudanças ocorrem tanto por meio de novos produtos ou processos produtivos, quanto por inovações não-tecnológicas, com métodos de marketing, inovações organizacionais ou institucionais.

O levantamento conclui que o maior desafio para a estruturação da ecoinovação na indústria é a falta de trabalhadores qualificados para atuar com o tema. As restrições orçamentárias, apontadas por 33%, são a principal barreira para a qualificação de profissionais para trabalhar com ecoinovação.

A mesma pesquisa revela que 33% das empresas têm plano de ação formal ou projetos em execução na área de transformação digital. Em relação a esse aspecto, quando perguntados sobre qual estratégia a empresa tem adotado para suprir lacunas de competência na promoção da transformação digital, 75% dos entrevistados mencionaram o treinamento de pessoal.

Ecoinovação, no conceito da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), é a inovação que resulta na redução do impacto ambiental. A tendência é mundial e está promovendo mudanças nos modelos de negócios das empresas. Por isso, tornou-se fundamental para a construção de novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para o setor industrial, no Brasil e no mundo.

O tema na pauta das empresas
30% tem plano de ação formal/projetos em execução
28% realiza estudos iniciais
17% tem projetos aprovados, mas não iniciados
19% não está realizando nenhuma ação
Fonte: CNI

 Clique aqui para ter mais detalhes sobre a pesquisa


ENQUETE

As enchentes no Rio Grande do Sul tiveram algum impacto na imagem da sua empresa a ponto de levá-la a promover mudanças na gestão de reputação?

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Suzano é a empresa mais inovadora do país
Curadoria ANK
2 MIN.

Suzano é a empresa mais inovadora do país

As 10 primeiras do ranking Valor Inovação têm em comum investimentos em pesquisa e transformação digital, o que contribui para fortalecer a reputação

Redação Reputation Feed
Leia mais
5 ações de ESG para conselhos de administração
Curadoria ANK
2 MIN.

5 ações de ESG para conselhos de administração

Artigo do Fórum Econômico Mundial trata de como o board pode garantir a inclusão da sigla em tudo o que a organização faz

Redação Reputation Feed
Leia mais
Sustentabilidade tem de fazer parte da estratégia para garantir perenidade, diz consultora Sonia Consiglio
Entrevista
5 MIN.

Sustentabilidade tem de fazer parte da estratégia para garantir perenidade, diz consultora Sonia Consiglio

A autora e especialista com atuação no Pacto Global e na B3 vê uma transformação de modelo, que precisa integrar aspectos ESG e econômico-financeiros

Clóvis Malta
Leia mais
COMENTÁRIO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu comentário:

Confira a opinião de quem já leu este conteúdo:

(nenhum comentário)