Dois temas associados diretamente à reputação das empresas – inovação e atenção ao meio ambiente – estão no radar de quase metade das indústrias brasileiras. Embora o ritmo dos avanços já pudesse ser maior, a velocidade da atenção ao tema se acelerou, aponta estudo recém divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre as empresas consultadas, 47% afirmaram ter projetos ou planos de ação formal em ecoinovação. As mudanças ocorrem tanto por meio de novos produtos ou processos produtivos, quanto por inovações não-tecnológicas, com métodos de marketing, inovações organizacionais ou institucionais.
O levantamento conclui que o maior desafio para a estruturação da ecoinovação na indústria é a falta de trabalhadores qualificados para atuar com o tema. As restrições orçamentárias, apontadas por 33%, são a principal barreira para a qualificação de profissionais para trabalhar com ecoinovação.
A mesma pesquisa revela que 33% das empresas têm plano de ação formal ou projetos em execução na área de transformação digital. Em relação a esse aspecto, quando perguntados sobre qual estratégia a empresa tem adotado para suprir lacunas de competência na promoção da transformação digital, 75% dos entrevistados mencionaram o treinamento de pessoal.
Ecoinovação, no conceito da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), é a inovação que resulta na redução do impacto ambiental. A tendência é mundial e está promovendo mudanças nos modelos de negócios das empresas. Por isso, tornou-se fundamental para a construção de novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para o setor industrial, no Brasil e no mundo.
O tema na pauta das empresas |
30% tem plano de ação formal/projetos em execução |
28% realiza estudos iniciais |
17% tem projetos aprovados, mas não iniciados |
19% não está realizando nenhuma ação |
Clique aqui para ter mais detalhes sobre a pesquisa