Como equipes de alto desempenho criam confiança entre si

Pesquisa aponta cinco comportamentos nesses times, segundo artigo na HBR Redação Reputation Feed

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Equipes de alto desempenho respondem aos contratempos acreditando que os resultados podem ser melhorados por meio de esforço, aprendizado e perseverança – Foto: Shutterstock

O psicólogo americano Ron Friedman tinha curiosidade em saber como equipes de alto desempenho criam confiança entre si. Fundador da ignite80, organização de aprendizagem e desenvolvimento de líderes especializados na criação desses times, Friedman lembra que colaboradores que confiam em suas organizações mostram maior engajamento, criatividade e produtividade. Ou seja, atributos que contribuem para a reputação das empresas.

Para descobrir, pediu ao seu grupo uma pesquisa com 1 mil colaboradores de empresas sediadas nos Estados Unidos. Os estudos identificaram cinco comportamentos principais relacionados à confiança que diferenciam essas equipes dos outros times, conforme Friedman detalhou em artigo publicado na Harvard Business Review.


Os cinco comportamentos das equipes de alto desempenho em relação à confiança:

  1. Equipes de alto desempenho fazem combinações

    Esses times têm três vezes mais a chance de começarem discutindo como trabalharão juntos, antes de colocarem a mão na massa, abrindo caminho para menos mal-entendidos e uma colaboração tranquila no futuro. Quer dizer, esse modo de entendimento contribui para a confiança, sinalizando respeito pelos pontos fortes e pelas preferências uns dos outros, garantindo acordos sobre o processo e convidando os membros da equipe a se manifestarem quando perceberem oportunidades de melhoria.

  2. Equipe de alto desempenho mantêm os colegas informados

    Elas têm a tendência de compartilhar informações proativamente, em vez de esperarem que essa atitude seja apenas do líder, o que promove uma cultura de inclusão. Mais transparência proporciona confiança, nutre criatividade, desempenho e rentabilidade.

  3. Equipes de alto desempenho compartilham crédito

    Em vez de receberem elogios sozinhos, afirma Friedman, é mais provável que os membros de equipes de alto desempenho compartilhem as suas realizações com os colegas do time. Com isso, provavelmente os membros da equipe vão se sentir mais valorizados – o que pode gerar reciprocidade e contribuir para aumento da confiança entre eles.

  4. Equipes de alto desempenho acreditam que divergências os tornam melhores

    Equipes de alto desempenho, concluem os estudos, têm maior probabilidade de acreditar que divergências no local de trabalho levam a melhores decisões (em vez de relacionamentos prejudiciais). Eles também avaliam que seus colegas são mais eficientes em evitar que as divergências se tornem pessoais. Segundo o artigo, essas duas observações provavelmente estão conectadas: uma discordância no local de trabalho pode ser percebida como uma oportunidade ou uma ameaça, e a interpretação influencia a forma como as pessoas reagem. Ou seja, entre equipes de alto desempenho, considerar o conflito uma fonte de força torna a discordância menos angustiante e é capaz de reduzir a frequência de ataques entre colegas.

  5. Equipes de alto desempenho lidam proativamente com a tensão

    Membros de equipes de alto desempenho interpretam os conflitos de forma mais adaptativa e estão mais propensos a tomar a iniciativa de resolvê-los. Os estudos apontam que esses times estão significativamente mais interessados em “ouvir se estão chateando um colega de equipe” e mais dispostos a entrar em contato proativamente, se algo não parecer certo, particularmente, entre um e outro colega de equipe. Isso reflete, conforme o artigo, uma tendência das equipes de alto desempenho: responder aos contratempos acreditando que os resultados podem ser melhorados por meio de esforço, aprendizado e perseverança.


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(3 comentários)
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